CI debate política de gerenciamento de recursos hídricos do país



O manejo dos recursos hídricos do país deverá ser tema de duas audiências públicas da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI). Nesta terça-feira (dia 19), a partir das 10h, o colegiado aprecia requerimentos dos senadores capixabas Paulo Hartung (PPS) e Ricardo Santos (PSDB) que propõem o debate da política de gerenciamento da água frente, respectivamente, à crise de energia elétrica e à recorrente estiagem que se abate sobre a Região Nordeste.

Projetos sobre o assunto também serão discutidos pela CI. Em caráter terminativo, a comissão vota projeto do senador Edison Lobão (PFL-MA), relatado pelo senador José Eduardo Dutra (PT-SE), que cria o Programa de Incentivos a Energias Renováveis. A intenção de Lobão é incentivar o uso de fontes energéticas alternativas e renováveis, como a solar e a eólica, a partir da aplicação de recursos a fundo perdido, orçamentários e captados em agências de financiamento nacionais e estrangeiras.

Consta ainda da pauta proposta de autoria do senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) que altera a Política Nacional de Recursos Hídricos, desobrigando o pagamento pelo uso da água destinada à dessedentação de animais, piscicultura e pequena irrigação. Ao justificar a proposta, que conta com parecer favorável do senador Arlindo Porto (PTB-MG), Juvêncio da Fonseca ressaltou seu caráter social e de preservação do meio ambiente.

Outros dois projetos, na área de transportes, serão examinados pela CI. Um deles, apresentado pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO), prevê a inclusão do trecho Vilhena-Colorado do Oeste-Cerejeiras-Pimenteiras, com 162 quilômetros de extensão, no Plano Nacional de Viação. Já o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) é autor de proposta que altera a legislação relativa ao transporte aquaviário, restringindo a atuação de embarcações estrangeiras no transporte de mercadorias na navegação de cabotagem, interior de percurso nacional, de apoio portuário e marítimo.

18/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão proporá mudança na política de gerenciamento de recursos hídricos

Política de recursos hídricos entra em debate no Senado

CI debate Política Nacional de Recursos Hídricos com diretor da ANA

TV Senado discute o gerenciamento dos recursos hídricos

ANA promove seminário sobre gerenciamento de recursos hídricos

Maria do Carmo critica gerenciamento dos recursos hídricos pelo governo