Política de recursos hídricos entra em debate no Senado



Na manhã desta quarta-feira (13), o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, participou de audiência pública sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. O debate foi conduzido pelo senador Fernando Collor e faz parte da agenda 2013/2014 da CI, a qual discute o tema "Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do País".

Em seu discurso, Andreu destacou que a água é um recurso finito, renovável e com disponibilidade incerta. Segundo ele, isso faz com que o Brasil tenha que investir em estrutura de armazenamento que assegure a oferta de água especialmente durante períodos de seca. “A política de dar segurança hídrica significa retomar a construção de reservatórios. E têm que ser reservatórios de usos múltiplos”, afirmou.

Andreu também apontou a necessidade de se tratar a água com a devida importância não apenas teoricamente, mas na prática da tomada de decisão. “Não adianta dizer que água é vida, que é mais importante que petróleo e que vai ser motivo de guerras no futuro. Ela deve estar no centro de políticas públicas, pois é sempre mais difícil remediar do que tomar ações preventivas”, alertou o diretor-presidente da ANA.

Além da segurança hídrica, os parlamentares que participaram da audiência também levantaram questões principalmente sobre a importância da construção de eclusas em novos empreendimentos hidrelétricos para que o transporte hidroviário se desenvolva.

Fonte:
Agência Nacional das Águas



14/11/2013 15:24


Artigos Relacionados


CI debate Política Nacional de Recursos Hídricos com diretor da ANA

CI debate política de gerenciamento de recursos hídricos do país

CI debate recursos humanos na exploração de recursos hídricos para geração de energia

AGÊNCIA IMPLEMENTARÁ POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS

Seminário apresenta Política Nacional de Recursos Hídricos

RECURSOS HÍDRICOS DEVEM TER UMA POLÍTICA ADEQUADA, DIZ PROFESSOR