Cinema brasileiro terá posição de destaque no Festival de Cannes



O cinema do Brasil será o principal homenageado, como convidado de honra, do 65º Festival de Cannes, na França, de 16 a 27 de maio. A decisão foi anunciada pelo diretor do festival e responsável pela programação de filmes do evento, Thierry Frémaux. O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, um dos mais premiados no País, deverá receber uma homenagem durante o festival.

Glauber Rocha: "uma ideia na cabeça e uma câmera na mão".

Saiba quais foram os fatos mais marcantes e os principais personagens do cinema nacional.

O filme A Música segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos, será exibido em uma sessão especial. "O filme de Santos é uma homenagem a Jobim, o criador da bossa nova", disse Frémaux, referindo-se ao trabalho que conta a trajetória e a forma de criar de Antonio Carlos Jobim por meio da música e do pensamento do compositor.

Frémaux citou ainda diretores brasileiros, como Cacá Diegues, que representa o chamado Cinema Novo com fillmes clássicos - Xica da Silva e Quilombo -,  além de Ruy Guerra, que dirigiu Ópera do Malandro e Os Deuses e os Mortos, entre outros.

No Festival de Cannes, o Brasil foi destaque com o longa metragem de Walter Salles, Na Estrada, baseado no livro On the Road, e Glauber Rocha com Terra em Transe e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro.

 

Fonte:
Agência Brasil



20/04/2012 11:04


Artigos Relacionados


Festival de Cannes faz homenagem especial ao cinema brasileiro

Programa Cinema do Brasil promove filmes do País no Festival de Cannes

Boca do Lixo ganha destaque no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam

1º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Londres recebe Festival Brasileiro de Cinema

China assistirá a Festival Brasileiro de Cinema