Programa Cinema do Brasil promove filmes do País no Festival de Cannes



O programa Cinema do Brasil, que tem o objetivo de promover a divulgação e a distribuição de filmes nacionais no exterior, marcará presença no Festival de Cannes, na França, entre 16 e 27 de maio. Entre as ações previstas, está a participação de dez produções brasileiras nas exibições de mercado. Haverá também uma série de ações para estimular coproduções entre o Brasil e outros países e promover o encontro de profissionais do cinema brasileiro e produtores e distribuidores estrangeiros.

Filmes e artistas brasileiros serão homenageados em festival de cinema, em Lisboa.

 

“O Cinema do Brasil estará em Cannes pela sétima edição consecutiva”, lembra André Sturm, diretor do programa.  “Além da competição e das mostras paralelas, o festival é uma oportunidade única de fechar negócios para a realização de coproduções e de incentivar a exibição de nossos filmes lá fora.”

Entre as produções que participarão das exibições de mercado, fechadas às empresas distribuidoras e credenciadas, dez são de associadas do programa Cinema do Brasil. São elas: “Estamos Juntos”, de Toni Venturi (Olhar Imaginário - 2012); “Menos que Nada”, de Carlos Gerbase (Prana Filmes-2012); “Tropicália”, de Marcelo Machado (Bossa Nova Filmes-2011); “O Palhaço”, de Selton Mello (Bananeira Filmes - 2011); “Sudoeste”, de Eduardo Nunes (Superfilmes -2011); “Família Vende Tudo”, de Alain Fresnot (A.F. Cinema-2011); “A Novela das 8”, de Odilon Rocha (Querosene Filmes-2011); “As Aventuras do Avião Vermelho”, de Frederico Pinto e José Maia (Okna Productions - 2012); “Disparos”, de Juliana Reis (Diversid’arte-2012); e “Hora Menos”, de Frank Spano (Panda Filmes - 2012).

O Cinema do Brasil também manterá, ao longo dos 12 dias de festival, um estande de 100 m² no Marché du Film. O espaço serve como ponto de encontro entre os profissionais do cinema nacional e possíveis parceiros. Outra frente de trabalho é a realização de eventos de relacionamento, com a presença de profissionais da área, brasileiros e estrangeiros. Estão agendados dois coquetéis no próprio estande, nos dias 19 e 21 de maio, das 16h às 18h. Além disso, haverá um churrasco, marcado para 18 de maio, a partir das 19h, na Plage Le Goéland – Boulevard de la Croisette.

Ao longo do festival, o programa também dará sequência ao processo de inscrições para a quarta edição do “Prêmio de Apoio à Distribuição”, que destinará a dez longas-metragens a quantia de US$ 25 mil a serem utilizados nos custos de P&A (cópias e promoção) no exterior.  As propostas de distribuição internacional devem ser destinadas a filmes produzidos ou representados por empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil, exibidos em pelo menos cinco cidades do território a ser distribuído ou permanecer em cartaz  na mesma cidade por no mínimo 4 semanas.

Cinema do Brasil

O Cinema do Brasil é um programa de promoção e exportação do cinema brasileiro no exterior. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do estado de São Paulo (Siaesp), tem como principal parceira a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 

Fonte:
Apex-Brasil



11/05/2012 19:09


Artigos Relacionados


Festival de cinema na Suiça promove filmes brasileiros

Curadores do Festival de Cannes assistem a filmes brasileiros

Festival de Cannes exibirá dois filmes brasileiros

MIS recebe filmes do 8º Festival de Cinema Italiano do Brasil

Festival de Cannes faz homenagem especial ao cinema brasileiro

Cinema brasileiro terá posição de destaque no Festival de Cannes