Comissão de Juristas do Código Penal debate parte geral, contravenções e terrorismo



A comissão de juristas instituída pelo Senado para propor mudanças no Código Penal iniciou reunião deliberativa às 10h30 desta sexta-feira (30). Desta vez, para tratar da parte geral do Código, da Lei de Contravenções Penais e da criação do crime de terrorismo.

Com 120 artigos distribuídos em oito títulos, a parte geral abrange temas importantes como aplicação e suspensão condicional da pena, livramento condicional, extinção da punibilidade, aplicação da lei no tempo e no espaço, além de princípios do Direito Penal.

Quanto à Lei de Contravenções Penais, uma das propostas é a total revogação da norma, transferindo alguns artigos para o Código Penal.

Com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, na presidência; e o procurador regional da República Luiz Carlos Gonçalves na relatoria, a comissão de juristas é formada por 16 integrantes, representantes de diferentes áreas do Direito.

O colegiado foi instituído pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em outubro do ano passado para elaborar um anteprojeto do Código Penal, com previsão de conclusão em maio.

Mais informações a seguir



30/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de juristas se reúne na sexta-feira para discutir parte geral do Código Penal

Juristas continuam exame da parte geral do novo Código Penal

Comissão de reforma do Código Penal debate Lei de Execução Penal com juristas

Comissão debate reforma do Código Penal com juristas

Comissão de juristas debate anteprojeto do novo Código de Processo Penal

Reale critica Parte Geral da proposta de reforma do Código Penal