Comissão de juristas vai entregar anteprojeto do novo Código de Processo Penal a Sarney na próxima semana



A comissão de juristas entregará ao presidente do Senado, José Sarney, na próxima semana, a primeira versão do anteprojeto de Código de Processo Penal (CPP) elaborado pelo colegiado. Os membros vão pedir autorização do presidente Sarney para que o texto seja discutido em audiências públicas em todas as regiões do país, informou, em entrevista à Agência Senado, nesta terça-feira (14), o senador Renato Casagrande (PSB-ES), autor do requerimento de criação da comissão externa.

Os integrantes do colegiado também querem entregar o texto final ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), para que, em audiência pública naquela comissão, o anteprojeto do CPP seja apresentado à sociedade oficialmente para, a partir daí, iniciar-se a discussão pública. O grupo encerrou, nesta terça-feira, a primeira fase de seus trabalhos, que discutiu e estruturou o novo CPP.

A fase de audiências públicas é importante, ressaltou o senador Casagrande, porque vai possibilitar à sociedade opinar a respeito do assunto. Na sua avaliação, o tema desperta o interesse dos cidadãos por estar relacionado ao combate da criminalidade.

- Sabemos da importância do Código de Processo Penal como instrumento para se fazer justiça, diminuir a impunidade e combater a criminalidade - disse Casagrande.

O coordenador da comissão de juristas, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Hamilton Carvalhido, ressaltou que o texto a ser apresentado pelo colegiado foi elaborado com a intenção de ser colocado em consulta pública. Ele disse que "ouvir a sociedade é um desenvolvimento natural" do trabalho da comissão.

O anteprojeto de CPP representa um marco, apesar de não se tratar de uma nova norma, avaliou o senador Casagrande. Para ele, o tema precisa ser debatido amplamente no Congresso. Casagrande disse esperar que até o fim deste semestre o texto final já esteja tramitando como projeto de código no Congresso.

Os juristas integrantes da comissão sugeriram que o projeto de CCP tenha a autoria da Presidência do Senado e seja assinado por todos os senadores. Eles concordam ainda que a relatoria da matéria fique como senador Renato Casagrande.



14/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de juristas retoma na próxima semana discussão sobre anteprojeto do Código de Processo Penal

Comissão de juristas discute anteprojeto de novo Código de Processo Penal

Comissão de juristas debate anteprojeto do novo Código de Processo Penal

Comissão de juristas começa a debater o anteprojeto do novo Código de Processo Penal

Sarney elogia trabalho da Comissão de Juristas que fez anteprojeto de reforma do Código de Processo Penal

Comissão de Juristas entrega anteprojeto do novo Código Penal