Comissão realiza última audiência para debater terras-raras



Começou há pouco a última audiência pública para debater o marco regulatório da mineração de terras-raras na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicações e Informática do Senado (CCT). O debate também é feito com a Subcomissão Temporária para Elaboração do Marco Regulatório de Mineração em Terras-Raras (CCTTSTTR).

Desta vez, os senadores convidaram o general de Brigada do Exército brasileiro, José Fernandes Iasbech; os prefeitos de Presidente Figueiredo, no Amazonas, Neilson da Cruz Cavalcante; de Araxá, em Minas Gerais, Jeová Moreira da Costa; de Minaçu, em Goiás, Maurides Rodrigues Nascimento; e de São Francisco de Itabapoana, no Rio de Janeiro, Pedro Jorge Cherene Júnior.

As terras-raras são elementos de minerais estratégicos componentes de produtos da área de tecnologia como celulares e “tablets”. Durante a última audiência pública das duas comissões para debater o assunto, o diretor-geral substituto da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Tadeu Carneiro, afirmou que a falta de conhecimento tecnológico impede que esses elementos sejam explorados e com maior valor agregado.

A reunião acontece na sala 13 da ala Senador Alexandre Costa.



11/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Última audiência ouve prefeitos e general sobre exploração de terras-raras

Audiência mostra necessidade de tecnologia e capacitação para explorar terras-raras

Comissão de Educação realiza audiência para debater acesso às universidades públicas

Comissão de Juristas que elabora anteprojeto do CPC realiza última audiência publica

Setor produtivo discute terras-raras em audiência pública

Aproveitamento estratégico das terras-raras é tema de audiência pública