COMO SERÁ O DEPOIMENTO DE EDUARDO JORGE



Segundo o Regimento Interno do Senado (veja quadro), a reunião da Subcomissão Permanente do Judiciário que tomará o depoimento do ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira será iniciada por uma exposição inicial do depoente para que ele explique sua participação na liberação de recursos para a obra superfaturada do fórum trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.
Em seguida, de acordo com lista de inscrição, será aberta a palavra aos senadores para a elaboração de perguntas. Em primeiro lugar, aos membros titulares da subcomissão, seguidos pelos suplentes da subcomissão. Depois, será a vez dos titulares e suplentes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, finalmente, os senadores que não fazem parte da CCJ poderão formular questões.
Apesar de Eduardo Jorge não ocupar mais o cargo de ministro de Estado, o artigo 398, inciso X do Regimento poderá ser utilizado para definir a sistemática da reunião> Nele está determinado que, em caso de depoimento de ministro, a exposição inicial é de 30 minutos. A partir daí, segundo o dispositivo, cada senador tem, então, cinco minutos para fazer perguntas, assegurado tempo igual para as respostas. Por fim, o senador dispõe de mais dois minutos para réplica.
Porém, o senador Jefferson Péres (PDT-AM), vice-presidente da subcomissão, considera que não há como inquirir Eduardo Jorge dentro desse prazo. Assim, Péres defendeu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que possam ser feitas interpelações e investigações satisfatórias.
- Esse prazo (de cinco minutos) me convence mais uma vez que é um erro clamoroso desta Casa não criar uma CPI. Na CPI, eu interrogaria o depoente pelo tempo que eu desejasse - reclamou Péres.
INSCRITOS
O presidente da subcomissão, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou, ao fim da votação do parecer do relator, senador José Jorge (PFL-PE), a abertura das inscrições que, ao final da reunião, já contava com 14 senadores. Obedecido o critério acima e a sistemática de alternância entre senadores governistas e da oposição, o primeiro a fazer perguntas deverá ser Jefferson Péres, seguido pelo líder do governo, senador José Roberto Arruda (veja lista).

02/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DE DEPOIMENTO DE EDUARDO JORGE

PATROCÍNIO RECOMENDARÁ DEPOIMENTO DE EDUARDO JORGE

SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO TOMOU DEPOIMENTO DE EDUARDO JORGE

LISTA DE SENADORES INSCRITOS PARA DEPOIMENTO DE EDUARDO JORGE

JOSÉ ROBERTO ARRUDA FICOU SATISFEITO COM DEPOIMENTO DE EDUARDO JORGE

LIBERAÇÃO DE VERBAS PARA TRT É PRINCIPAL TEMA DE DEPOIMENTO DE EDUARDO JORGE