Conferência busca consolidar agenda dos Direitos Humanos no mundo



Começou nesta terça-feira (10), em Brasília, o Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH). Durante a abertura do evento, que segue até o dia 13 de dezembro, a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), afirmou que devem ser construiídas agendas que mobilizem a sociedade.

“Buscamos um dialogo e a formação de uma rede entre a sociedade, os povos, os governos democráticos para apoiar aqueles que sofrem com as forças do capital e do mercado que vem destruindo as relações humanas” afirmou a ministra.

Iniciativa da SDH (PR), em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo e conta com cerca de 700 instituições no Comitê Organizador, o FMDH recebeu mais de 10 mil inscrições. O objetivo é promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.

Presente na solenidade de abertura, o presidente em exercício, Michel Temer, reforçou o interesse do governo no tema dos Direitos Humanos. “Nós estamos ampliando os direitos individuais e humanos e impedindo rótulos, seja de natureza racial, por religião, orientação sexual ou de qualquer tipo”. E finalizou: “Salves os direitos humanos e não deixe nunca que eles caiem por terra".

Maria do Rosário fez coro a Temer. “Dilma tem se pronunciado de forma clara e coerente ao que nós buscamos constituir em relação aos direitos humanos, desafiando nossa agenda e cumprindo compromissos internos no nosso País.”

A ministra reforçou ainda o orgulho do Brasil de receber o primeiro Fórum Mundial de Direitos Humanos. “O povo do Brasil recebe os povos do mundo acreditando que damos os primeiros passos rumo a um lugar onde a declaração dos Direitos Humanos seja efetiva”.

Homenagem a Mandela

A abertura do Fórum coincide com a comemoração dos 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – 10 de dezembro. Para registrar a data, um vídeo contando a história do líder sul-africano Nelson Mandela, falecido na última quinta-feira (5), foi exposto no evento.

Inscrições

As inscrições para participar do FMDH são gratuitas. O credenciamento feito pelo site foi encerrado dia 7, e agora só poderá ser realizado pelos participantes no CICB  - o mesmo valendo para o credenciamento de imprensa.

#FMDH nas redes sociais - O Fórum Mundial de Direitos Humanos está nas principais redes sociais. E contará com uma emissora de rádio que transmitirá o FMDH ao vivo – a Rádio Mandela, que poderá ser sintonizada a partir do site do Fórum.

 Acesse a programação completa pelo site.

Fonte:
Portal Brasil

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



10/12/2013 20:25


Artigos Relacionados


“Queremos consolidar uma cultura de Direitos Humanos”, diz ministra

Começa a 2° Conferência de Direitos Humanos

População de Gramado busca preservação dos direitos humanos

USP realiza conferência sobre Direitos Humanos

SP recebe 6ª Conferência Estadual de Direitos Humanos

Programação/ 2² Conferência Estadual de Direitos Humanos