Conselho de Ética se reúne nesta quinta



O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reúne-se nesta quinta-feira (dia 2), às 10 horas, para iniciar a discussão de dois requerimentos dos partidos de oposição pedindo a investigação de fatos ligados ao presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA). Um dos requerimentos refere-se ao possível desvio de verbas do Banco do Estado do Pará (Banpará) para contas pessoais de Jader ao tempo em que era governador daquele estado. No entender dos autores do requerimento, Jader faltou com o decoro ao declarar por várias vezes nos últimos meses que não teve nenhuma participação no desvio.

De acordo com a senadora Heloísa Helena (PT-AL), ao oferecer a denúncia, a oposição cumpre a sua obrigação constitucional. A intenção da oposição, segundo ela, é dar uma resposta à sociedade e mostrar que não participa de qualquer tentativa de abafar a apuração de irregularidades.

Em outro requerimento é pedida a apuração pelo Conselho de Ética de denúncias publicadas na imprensa, relatando a suposta intermediação de Jader a favor de projetos irregulares candidatos a financiamentos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

O presidente do conselho, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), pretende instalar comissão integrada por três senadores para relatar, não apenas a representação contra Jader, mas qualquer outra que venha a ser protocolada na Mesa do Senado. Segundo Mestrinho, o expediente, previsto no Regimento do Senado, democratizaria a elaboração de relatórios sobre a conduta de senadores. Mas o presidente do conselho aguarda parecer da Consultoria do Senado antes de decidir se os relatórios serão feitos por uma comissão ou por apenas um senador.

Discurso Gilberto Mestrinho também informou nesta quinta-feira (dia 2) que fará pronunciamento em Plenário sobre os procedimentos a serem tomados pelo conselho na apuração dos fatos envolvendo Jader. No discurso, Mestrinho quer tratar igualmente de reportagens em que é apontado como responsável por supostas irregularidades na construção do sambódromo de Manaus, quando o atual senador era governador do Amazonas.

31/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética reúne-se na quinta-feira para primeiro exame do caso Jader

Conselho de Ética reúne-se nesta quarta-feira

Conselho de Ética reúne-se nesta quarta-feira

CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR REÚNE-SE NESTA QUARTA

Conselho de Ética ouve ACM nesta quinta e Arruda na sexta

Conselho de Ética define cronograma nesta quinta-feira