Conselho Nacional de Recursos Hídricos quer normatizar uso eficiente da água



A nova gestão da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia (CTCT) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) quer normatizar o uso eficiente e a reutilização de água no Brasil. Segundo o novo presidente da CTCT, Sanderson Alberto Medeiros Leitão, também existem propostas nas áreas de uso sustentável da água, mudanças climáticas e saneamento básico.

 

De acordo com Sanderson, que é coordenador de Recursos Hídricos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o uso eficiente e o reuso da água podem ser aplicados em diversas situações, como atividades agrícolas e florestais, além do meio urbano. Cerca de 70% da água utilizada no Brasil é concentrada na agricultura. O CTCT pretende desenvolver tecnologias avançadas que proporcionem maior eficiência dos equipamentos de irrigação.

 

Outra preocupação do CTCT é o grande consumo de água no ambiente urbano, onde residem 80% da população brasileira. De acordo com o especialista, a grande concentração de pessoas, o desenvolvimento industrial e o aumento do poder de consumo da população tornam os mananciais de abastecimento de água nas cidades insuficientes.


A extensão territorial e a distribuição de água no Brasil também serão alvos de estudo e planejamentos por parte da CTCT. Segundo Sanderson, existem regiões com muita água e poucos habitantes e outras com grande população e pouca água. A região Norte detém 70% da água do País, mas apenas 7% da população. Já a região Nordeste, tem cerca de 30% da população e somente 3% da água.  A região Sudeste detém a maior parte da população, mas com 14% da água comprometida.


O Conselho Nacional de Recursos Hídricos desenvolve suas atividades desde junho de 1998. É formado por um colegiado que desenvolve regras de mediação entre diversos usuários de água, sendo um dos responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no Brasil. 


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Saiba mais sobre recursos hídricos no Portal Brasil. 



03/08/2010 04:23


Artigos Relacionados


Todos os estados devem adotar políticas de recursos hídricos, diz presidente do Conselho Mundial da Água

Na Semana da Água, Brasil revisa Plano Nacional de Recursos Hídricos

Debate sobre Plano Nacional de Recursos Hídricos integra Semana da Água

Iniciada eleição de usuários e organizações civis para conselho nacional de recursos hídricos

Recursos Hídricos: Sabesp garante qualidade da água distribuída

Recursos Hídricos - Sabesp instala ligações de água em Santos