Na Semana da Água, Brasil revisa Plano Nacional de Recursos Hídricos



Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), o Brasil vai começar a revisar o atual Plano Nacional de Recursos Hídricos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério da Costa, o trabalho terá  a participação da Agência Nacional de Águas (ANA) e da sociedade civil. De acordo com Costa, nos últimos anos, o país tem priorizado ações no setor e a água deixou de ser vista apenas como um recurso natural.

“O Brasil é o único país das Américas a cumprir a meta de, até 2005, ter criado esse plano. É um instrumento que pretende influenciar todas as políticas setoriais - indústria, agropecuária, turismo, energia –, um conjunto de metas que possa ser referência para os planos setoriais”, disse, durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Na reunião, o diretor da ANA, Paulo Varella, afirmou que o Brasil, por ser reconhecido como “país das águas”, tem maior responsabilidade e precisa se preparar para enfrentar o desafio de preservação. Ele elogiou a atual legislação e a perspectiva de uma gestão integrada, descentralizada e participativa.

Representando a sociedade civil, o diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, avaliou que ainda é preciso avançar muito e lutar para que as margens dos rios, por exemplo, se tornem um dos maiores patrimônios da sociedade brasileira.
“Rios são o termômetro da cidade, sabemos se há doença, mau uso. Se conseguirmos traduzir para a sociedade uma ação socioambiental de recuperação dos rios, vamos fazer uma gestão eficiente de água. A participação da sociedade é determinante”, destacou.

Amazônia


Na Amazônia, região que concentra as maiores reservas de água do planeta, o Dia Mundial da Água será comemorado com vários eventos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa-MCT). Em parceria com o Centro Cultural Thiago de Melo, o Inpa promove nesta quinta-feira (18) um ciclo de palestras sobre o tema.

O evento será realizado no auditório do Centro Cultural, Zona Norte de Manaus, de 8h30 às 18h. A atividade é pedagógica e reunirá um grupo de oito pesquisadores do Inpa, que apresentarão temas envolvendo a questão da água e suas peculiaridades na região amazônica para estudantes, professores, lideranças comunitárias.

Para o funcionário do Centro Cultural Thiago de Melo, Fernando Ramos, a discussão da temática junto à comunidade é importante para a preservação da água. “Acreditamos que é preciso maior discussão sobre a importância e preservação deste bem tão fundamental para a

Saiba mais sobre recursos hídricos no Portal Brasil.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Agência Brasil

 



18/03/2010 13:13


Artigos Relacionados


Debate sobre Plano Nacional de Recursos Hídricos integra Semana da Água

Brasil vai revisar Plano Nacional de Recursos Hídricos

Plano Nacional de Recursos Hídricos

Conselho Nacional de Recursos Hídricos quer normatizar uso eficiente da água

Plano Nacional de Recursos Hídricos terá 22 prioridades até 2015

Meio Ambiente: Plano Nacional de Recursos Hídricos é apresentado em São Paulo