Conselho vota relatório sobre denúncias contra Suassuna e Wellington



O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar vota nesta terça-feira (11), a partir das 18h, o relatório do senador Moreira Mendes (PFL-RO) sobre as denúncias de irregularidades envolvendo os senadores Ney Suassuna (PMDB-PB) e Wellington Roberto (PTB-PB). O pedido de abertura de investigação partiu do líder do Bloco Oposição, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), baseado em indícios constantes de reportagem da revista Época publicada em 20 de maio.

A reportagem trata da prisão de José Elísio Ferreira Júnior, empresário que seria ligado aos senadores paraibanos, e de Giovanni Riccardi, assessor de Wellington Roberto. Eles foram presos pela Polícia Federal, no Aeroporto de Brasília, com R$ 99,7 mil. De acordo com a revista, a quantia seria a segunda parcela do pagamento de propina cobrada das empreiteiras Fuad Rassi, de Goiânia, e Sercel, de Belo Horizonte, para que o Ministério da Integração Nacional, então sob o comando de Suassuna, liberasse R$ 3 milhões para obras em Catalão (GO).

O parecer de Moreira Mendes é pelo arquivamento da denúncia, por entender que não existem evidências concretas do envolvimento dos senadores em irregularidades. Ele citou o juiz federal Clóvis Barbosa, responsável pela prisão preventiva de Elísio e Riccardi, que afirmou não haver, "até o momento", vinculação do suposto tráfico de influência com qualquer parlamentar ou partido político.

O próprio Suassuna defendeu-se em Plenário, sustentando que José Elísio Ferreira nunca foi seu funcionário. Ele também justificou a liberação de recursos para a obra no município goiano. Segundo o senador, eram recursos alocados na rubrica "restos a pagar", ou seja, teriam que ser pagos sob pena de cancelamento.



07/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética vota relatório sobre denúncias contra Luiz Otávio

Conselho de Ética vota relatório sobre acusações contra Luiz Otávio

Conselho de Comunicação vota relatório sobre federalização de crimes contra jornalistas

Conselho de Ética vota quarta-feira relatório da representação contra Renan

Tuma apresentará ao Conselho de Ética requerimentos sobre representação contra Renan e denúncias contra Roriz

Conselho de Ética vota relatório que pede abertura de processo contra Luiz Otávio