Cristovam protesta contra retirada de assinaturas da CPI da Educação



A retirada de assinaturas do requerimento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação da educação no país, que acabou inviabilizando sua abertura, foi criticada nesta segunda-feira (18) pelo autor do requerimento, senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ele informou que dez senadores retiraram suas assinaturas e se disse surpreso com o fato de que três deles eram do PT: Augusto Botelho (RR), Paulo Paim (RS) e Tião Viana (AC).

VEJA MAIS

- Quero que os três venham aqui explicar por que fizeram isso.
Eu retirei minha assinatura da CPI da Petrobras e expliquei por que fiz isso - declarou.

Cristovam disse que a comissão proposta por ele - que chamou de CPI do Apagão Intelectual e também de CPI da Educação - "não é contra este governo nem contra os outros". O objetivo, disse ele, é conhecer a situação da educação no Brasil, quais as consequências disso para o futuro do país e "como consertar isso".

O senador lembrou que o requerimento foi apresentado por ele em 12 de dezembro de 2007 e, depois de um ano e meio, continha todas as assinaturas necessárias. Mas, ressaltou, a CPI não foi aberta "porque a base do governo retirou suas assinaturas".

Boicote

Cristovam também declarou que o governo federal vem boicotando suas propostas legislativas, citando como exemplo o PLS 449/07, que condiciona a liberação dos benefícios do Programa Bolsa-Família à presença dos pais em reuniões escolares.

- Não há projeto de minha autoria que, ao chegar a uma comissão, não receba um pedido de vista por parte de algum senador do PT - protestou ele, acrescentando que "eles [os senadores do PT] chegam a mim e dizem que até simpatizam com a proposição, mas que há ordem do Palácio do Planalto para retirá-la da pauta".

Da Redação / Agência Senado



18/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima protesta contra retirada de assinaturas em recurso

Cristovam protesta contra intervenção do governo para retirada de projeto

Requião protesta contra retirada da pauta

Mozarildo protesta contra retirada violenta de agricultores

Mozarildo protesta contra retirada de famílias da reserva Raposa Serra do Sol

Sarney lamenta retirada de assinaturas em requerimento de CPIs