Almeida Lima protesta contra retirada de assinaturas em recurso



O senador Almeida Lima (PDT-SE) protestou contra a retirada de quatro assinaturas de um recurso de sua autoria para que um projeto (PLS 172/2003) fosse examinado pelo Plenário. Sem as assinaturas, o projeto foi enviado diretamente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para o exame da Câmara. Trata-se de proposta que acaba com a impressão, em papel, do voto eletrônico.

O senador, contrário à eliminação da impressora em papel, disse que o recurso permitiria maior debate sobre o assunto no Plenário do Senado. Almeida Lima entende que -não dá para confiar sempre no homem- e a impressão do voto em papel pode garantir a impossibilidade de fraude eleitoral, especialmente numa recontagem de votos. Para que o projeto passasse pelo Plenário, havia necessidade de nove assinaturas e ele conseguiu 12. Mas tarde, no entanto, ele ficou sabendo que quatro senadores retiraram suas assinaturas.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do projeto, explicou que o projeto elimina apenas a impressão em papel, -não a impressão por meio eletrônico-, dentro da própria urna. Assim, fica garantida a possibilidade de recontagem dos votos da urna eletrônica.

Almeida Lima viu ainda uma -estranha coincidência- entre a decisão da CCJ e a defesa que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez da eliminação da impressora da urna eletrônica. Para ele, o interesse do TSE pode ser pela exclusão da impressora, mas quem faz as leis são os deputados e senadores.

- Ao TSE cabe cumprir o que o Congresso decidir - disse, perguntando -como o eleitor terá certeza de que o número 1 que ele digitar marcará mesmo na urna o número 1, e não outro qualquer?-

Em novo aparte, Azeredo da Silveira ponderou que o eleitor ainda continuará conferindo o seu voto, mas no visor da urna eletrônica. Explicou também que o voto continuará sendo impresso, mas no sistema eletrônico da urna, e não em papel.



22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam protesta contra retirada de assinaturas da CPI da Educação

Almeida Lima não descarta recurso ao Supremo contra voto aberto

Almeida Lima protesta contra declaração do presidente do TSE

Almeida Lima protesta contra prisão de sindicalista

Almeida Lima protesta contra decisão de Renan sobre CPI

Almeida Lima protesta contra homenagem do Senado a Jobim