Cristovam sugere que CRE discuta conseqüências do aumento da produção de etanol



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) quer discutir as possíveis conseqüências do anunciado aumento da produção de álcool de cana-de-açúcar (etanol) no Brasil. Ele propõe que a Comissão de Relações Exteriores (CRE) marque audiência pública para tratar do plano de expansão que o Brasil pretende implantar para abastecer principalmente o mercado norte-americano de etanol, depois de anunciada lei naquele país que obriga a mistura de 20% de etanol à gasolina.

Cristovam manifestou, em pronunciamento nesta segunda-feira (19), opinião favorável ao crescimento da produção de etanol, por entender que o Brasil tem uma boa oportunidade de enriquecer exportando o produto. Mas advertiu que outros pontos devem ser levados em consideração no caso de o país aumentar sua produção de cana-de-açúcar com essa finalidade. Entre eles, frisou o senador, estão a derrubada de florestas para a monocultura; a situação trabalhista dos bóias-frias dessa lavoura; e o direcionamento dos novos recursos em investimentos na saúde e na educação.

- O Brasil pode até se comparar à Arábia Saudita, conforme especulações da imprensa. Por outro lado, e a terra? Vai virar um canavial? E para onde irão os dólares do etanol: para a saúde? para a educação? Vamos cuidar dos nossos bóias-frias, dos nossos canavieiros? - indagou o senador.

Cristovam ressaltou que a Arábia Saudita, com seus petrodólares, transformou o deserto em um país moderno e rico e perguntou se, no caso do Brasil, não ocorreria o contrário:

- Transformaremos nosso país em um deserto ou saberemos transformar os recursos em desenvolvimento? -perguntou Cristovam no final do discurso, que recebeu aparte de vários senadores.



19/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo deve investir US$ 1,84 bilhão no aumento da produção de etanol até 2016

Cristovam considera possível conciliar produção de etanol e alimentos preservando a floresta amazônica

Aumento da produção de etanol não vai causar desabastecimento mundial de alimentos, diz Jayme Campos

Ministério constata aumento de trabalho escravo em estados onde há expansão da produção do etanol

José Jorge sugere que Congresso discuta a reforma política

Demóstenes sugere que Câmara discuta anteprojeto de Código de Processo Penal