José Jorge sugere que Congresso discuta a reforma política



O senador José Jorge (PFL-PE) sugeriu nesta quinta-feira (3) que o Congresso tome a iniciativa de debater e votar uma reforma política que fortaleça as instituições partidárias, sob pena de o governo encaminhar uma proposta que enfraqueça e desmoralize os partidos. Ele expressou sua preocupação após tomar conhecimento de reunião ocorrida nesta quarta-feira (2), na residência do presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e líderes partidários no Congresso.

De acordo com José Jorge, durante a reunião o ministro José Dirceu propôs a criação de um novo partido para receber os parlamentares de partidos oposicionistas que desejam aderir ao governo. Até aí, o senador por Pernambuco não fez nenhuma objeção. Ele criticou o final da sugestão do ministro, de que estes deputados e senadores levassem para a nova legenda seu tempo de propaganda de televisão e sua participação na receita do fundo partidário.

- Essa proposta, que foi prontamente rejeitada pelos líderes partidários, é, no mínimo, indecorosa. Seria um retrocesso, e é aparentemente inacreditável que o ministro José Dirceu, que tem um passado partidário e que foi presidente e um dos fundadores do PT, tenha feito essa sugestão - afirmou José Jorge.

Outra crítica apresentada pelo senador foi a não inclusão da votação da reforma política na convocação extraordinária. Ele considerou incoerente constar da pauta da convocação a reforma do Judiciário, que ainda depende de estudos e não terá condições de ser votada, e não a reforma política, que já teve vários projetos aprovados pelo Senado e poderiam ser apreciados agora em julho pela Câmara dos Deputados. José Jorge também informou que o PFL apresentará um requerimento pedindo a inclusão da reforma política na pauta da convocação.



03/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge pede pressa para a reforma política

Temer ressalta papel do Congresso e sugere 'reforma política enxuta'

Jorge Viana cita reforma política entre prioridades do Congresso

Jorge Viana: reforma política urgente e radical precisa ser feita pelo próprio Congresso

José Jorge sugere utilização da Cide em subsídios ao gás natural

José Jorge sugere medidas para baixar preço do GLP