Cyro Miranda diz que problemas do país têm origem no governo Lula



Em discurso nesta quarta-feira (12), o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) fez uma análise dos problemas enfrentados atualmente pelo governo federal, afirmando que tiveram origem no governo anterior, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Reforçando críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff e de Lula, feitas no artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “Herança maldita”, publicado recentemente, Cyro Miranda atribuiu à má gestão de Lula as demissões feitas por Dilma de ministros que havia herdado de seu antecessor.

— É um fato histórico a demissão de oito ministros no primeiro ano de governo, sete dos quais envolvidos com escândalos de corrupção – disse o senador, ressaltando que foram indicados por Lula.

Cyro Miranda disse que o baixo crescimento da economia brasileira nos últimos anos se deu em boa medida pela não adoção de medidas adequadas pelo governo federal para enfrentar a crise econômica mundial iniciada em 2008.

Para ele, a avaliação equivocada de Lula, durante seu segundo mandato, de que a crise não era mais que uma “marolinha”, impediu o Brasil de implementar medidas importantes tais como a desoneração de tributos e a celebração de parcerias público-privadas que poderiam alavancar a economia brasileira.

Com relação às privatizações de portos, rodovias e aeroportos, anunciadas recentemente pelo governo federal, Cyro Miranda considerou equivocado o modelo proposto. Para ele, o projeto de concessões de aeroportos, por exemplo, não apresenta atratividade para os empresários porque subordina a sua gestão à Infraero.

— Na prática, ou o governo privatiza para valer, ou vai ficar procurando parceiros o resto da vida, como tem ocorrido no projeto do trem-bala — afirmou.

Em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) contraditou Cyro Miranda, considerando injusta a avaliação que Fernando Henrique fez de que Lula teria deixado para Dilma uma “herança maldita”.

Para Valadares, foi Fernando Henrique quem teria deixado a economia brasileira mergulhada em problemas graves, como por exemplo, de crescimento inflacionário.



12/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cyro Miranda aponta contradição em reação do governo a rebaixamento da nota do país

Cyro Miranda cobra 'choque de gestão' para resolver problemas da economia

Cyro Miranda diz que Haddad deveria pedir demissão em razão dos novos problemas no Enem

Cyro Miranda critica postura de Lula na aliança com Maluf

Cyro Miranda condena declaração de Lula sobre controle inflacionário

Cyro Miranda diz que privatização é caminho para desenvolvimento do país