Desmatamento na Amazônia tem redução de 28% em julho, segundo dados do Inpe



A Amazônia perdeu 225 quilômetros quadrados (km²) de floresta em julho, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação a junho, quando os satélites registraram 312,6 km² de desmate, houve redução de 28% no ritmo da derrubada.

O Pará liderou o desmate na região em julho, com 93,7 km² de novas áreas derrubadas, seguido por Rondônia, com 52,4 km², e Mato Grosso, com 51,4 km². No Amazonas, as derrubadas atingiram 16 km² de florestas, em Roraima, 5,5 km², no Maranhão, cerca de 3 km² e no Tocantins, 2 km². A cobertura de nuvens impediu a visualização de 7% da Amazônia Legal, segundo o Inpe.

Os dados são do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), que monitora áreas maiores de 25 hectares e serve para orientar a fiscalização ambiental. Além do corte raso (desmatamento total), o sistema também registra a degradação progressiva da floresta.

Apesar da queda de 28% entre junho e julho, no acumulado entre agosto de 2010 e julho de 2011 (calendário oficial do desmatamento), a tendência é aumento.

No total, o desmatamento medido pelo Deter atingiu 2.654 km² nos últimos 12 meses, contra 2.295 km² no período anterior (agosto de 2009 a julho de 2010), aumento de 15%.

A taxa anual de desmate é calculada por outro sistema, o Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que é mais preciso, por avaliar áreas menores.

No entanto, apesar da metodologia diferente, a avaliação do Deter costuma antecipar os resultados do Prodes. Em 2010, a taxa anual foi 6.451 km², a menor registrada pelo Inpe desde o começo do monitoramento, em 1988.


Fonte:
Agência Brasil



17/08/2011 20:58


Artigos Relacionados


Desmatamento na Amazônia Legal em agosto cai em relação a julho, segundo Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 49%, segundo o Inpe

Inpe divulga dados do desmatamento da Amazônia até outubro

"Dados do Inpe sobre desmatamento na Amazônia não têm fundamento", afirma Jayme Campos

Blairo Maggi rebate dados divulgados pelo Inpe sobre desmatamento na Amazônia

Desmatamento na Amazônia é o menor para agosto desde início da série histórica, segundo Inpe