"Dados do Inpe sobre desmatamento na Amazônia não têm fundamento", afirma Jayme Campos



Ao discursar nesta quarta-feira (13), o senador Jayme Campos (DEM-MT) disse que os recentes dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento na Amazônia "não têm nenhum fundamento". O Inpe divulgou que o estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Pará seriam responsáveis por mais de 50% dos 1.922 quilômetros quadrados de floresta desmatados entre agosto e dezembro de 2007.

- É uma inverdade, uma leviandade. Não sei de quem é o jogo que está sendo feito. Não existe nada concreto, nenhum fundamento de verdade - criticou o senador.

Na opinião de Jayme Campos, o governo federal não dispensa a atenção merecida à região amazônica, carente de investimentos. O senador afirmou que a região carece de investimentos pesados em estradas, logística, saúde e educação.

Em aparte, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) informou que propôs ao relator da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, senador Renato Casagrande (PSB-ES), a criação de uma comissão de parlamentares para que verifiquem, nas regiões citadas pelo Inpe, se os dados apresentados sobre desmatamento são reais.

Jayme Campos apoiou a idéia de Tuma e disse que o Ministério do Meio Ambiente está querendo punir os agricultores dessas regiões, ou seja, do chamado "mapa da devastação", proibindo novos desmates "sem levar em consideração que a maioria das derrubadas na região é feita de forma clandestina", completou.

- Essa questão do desmatamento na Amazônia tem que ser vista com outros olhos, nem sob o prisma exclusivo dos preservacionistas, e muito menos pela óptica devastadora dos expansionistas. O assunto deve ser tratado com equilíbrio. Não se pode coibir a derrubada simplesmente com um decreto, como quer a ministra Marina Silva. Preservar o meio ambiente é uma obrigação ética tão vital quanto buscar alternativas para um território que quer produzir um Brasil melhor - disse Jayme Campos.



13/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Blairo Maggi rebate dados divulgados pelo Inpe sobre desmatamento na Amazônia

Inpe divulga dados do desmatamento da Amazônia até outubro

Desmatamento na Amazônia tem redução de 28% em julho, segundo dados do Inpe

Dados recentes mostram redução do desmatamento no Mato Grosso, diz Jayme Campos

SOS Mata Atlântica e Inpe divulgam dados sobre desmatamento no bioma

Inpe mostra na sexta (11) dados sobre ocupação pecuária na Amazônia