Dia em homenagem a Frei Galvão (11 de maio) não será feriado



Os deputados federais decidiram nesta quarta-feira (9) que o Dia de Santo Antônio de Santa´Anna Galvão (11 de maio) não será feriado, mas apenas uma data comemorativa em homenagem ao primeiro santo brasileiro, que será canonizado pelo papa Bento XVI na sexta-feira (11).

O plenário da Câmara aprovou, em votação simbólica, o projeto de lei do Senado55/07 (PL 696/07 na Câmara), de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que institui o Dia de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, a ser comemorado em 11 de maio.

O texto foi aprovado com substitutivo da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, prevendo apenas a inclusão do dia no calendário histórico e cultural brasileiro, sem a criação de feriado nacional nesse dia em 2007, como previa o texto do Senado. Devido à alteração, o projeto volta ao Senado Federal.

Antes de aprovar o projeto com o substitutivo, os deputados rejeitaram requerimento do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) que pedia preferência para a votação do projeto do Senado, sem a emenda da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, quando uma comissão apresenta um substitutivo, ele passa a ter preferência natural sobre o texto original discutido na comissão. A grande diferença é que o projeto do Senado instituía, em 2007, feriado nacional em 11 de maio, quando ocorrerá a canonização do santo. O texto da comissão, aprovado, estabelece apenas a inclusão do dia no calendário histórico e cultural do Brasil.

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)



09/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia da canonização de Frei Galvão não será feriado

Dia de canonização de Frei Galvão poderá ser feriado

Senado aprova projeto que homenageia Frei Galvão

Turistas poderão refazer caminhos percorridos por Frei Galvão

CCJ aprova criação de Prêmio Frei Galvão do Mérito Social

Mão Santa diz que Brasil tem outros santos, além de Frei Galvão