Senado aprova projeto que homenageia Frei Galvão



Um acordo de lideranças permitiu que o Senado aprovasse na sessão desta quarta-feira (26) projeto de lei de autoria do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) que institui o dia 11 de maio como a data de homenagem a Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.Agora, para virar lei o PLS 55/07 só depende da assinatura do presidente da República.

Frei Galvão teve a sua santidade reconhecida pelo Vaticano em dezembro de 2006 e foi canonizado pelo Papa Bento XVI no dia 11 de maio de 2007, durante a visita do pontífice ao Brasil.A Frei Antonio de Sant'Anna Galvão, nascido em Guaratinguetá (SP) em 1739, foram atribuídas muitas curas, particularmente em razão da ingestão de uma pílula criada por ele, com uma oração em papel em seu interior. Entre 60% a 70% das graçasatribuídas a Frei Galvão estão relacionadas à cura do câncer.

O projeto original de Francisco Dornelles, além de dedicar a data ao santo, decretava feriado o dia 11 de maio deste ano - data em que Frei Galvão foi canonizado -, mas na votação na Câmara dos Deputados foi retirado o feriado.

A data em homenagem a Frei Galvão constará oficialmente do calendário histórico-cultural brasileiro. Para Dornelles, Frei Galvão "merece que a ele se dedique, por lei federal, uma dia para ser lembrado, homenageado e consagrado".



27/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova criação de Prêmio Frei Galvão do Mérito Social

Dia da canonização de Frei Galvão não será feriado

Dia de canonização de Frei Galvão poderá ser feriado

Dia em homenagem a Frei Galvão (11 de maio) não será feriado

Turistas poderão refazer caminhos percorridos por Frei Galvão

Mão Santa diz que Brasil tem outros santos, além de Frei Galvão