Dilma afirma que royalties do petróleo são passaporte do Brasil para educação de qualidade



Durante a formatura de 1.152 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Novo Hamburgo (RS), a presidenta Dilma Rousseff  falou para os presentes que a aplicação dos recursos dos royalties do petróleo vai garantir a educação de qualidade no Brasil.

"Com a aprovação do investimento dos R$ 112 bilhões do pré-sal em 10 anos, já demos o primeiro passo. Vamos utilizar os recursos de uma riqueza que acaba, do petróleo, para uma riqueza eterna que é a educação”, disse.

A presidenta também falou para os alunos sobre a importância de buscar a capacitação"Hoje vocês deram um passo. Eu peço que, sempre que tiverem oportunidade, deem um novo passo. Procurem um curso e se aperfeiçoem mais. O Brasil só vai ser grande se seu povo for grande. Só vai crescer se seu povo crescer. O Brasil só vai chegar ao seu potencial máximo quando seus cidadãos conseguirem atingir seus próprios potenciais", disse a presidenta.

O programa foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no Brasil. Desde sua a criação até hoje, o Rio Grande do Sul foi responsável por mais de 150 mil matrículas no Pronatec. Somente na cidade gaúcha, o programa já formou mais de dois mil alunos. 

O ministro Aloizio Mercadante, que também esteve presente na cerimônia, falou sobre o esforço do governo para ampliar as vagas das universidades públicas para estudantes das escolas federais. "Já temos 25% das vagas das universidades federais voltadas para alunos da rede pública, e em dois anos teremos 50%", afirmou.

Os cursos do Pronatec são gratuitos para os alunos. O governo federal está investindo R$ 14 bilhões para que a meta de oito milhões de alunos inscritos no programa até 2014 seja cumprida. De acordo com a presidenta, para se ter educação mais qualificada é preciso oferecer melhor remuneração e qualificação para os professores.

Educação profissional
O Pronatec Brasil Maior, parceria entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Educação (MEC), representa a nova fase do programa, e atenderá de maneira mais direta as demandas da indústria e o déficit de mão de obra específica em diversas regiões do País. O governo oferecerá, até 2014, 118 mil vagas para formação de trabalhadores para áreas consideradas carentes. Os estados que mais demandaram mão de obra são São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Todos os cursos são gratuitos, têm carga horária de 160 horas, e são oferecidos de acordo com o mapeamento das necessidades de cada região. O objetivo é solucionar os gargalos de recursos humanos em setores estratégicos da economia nacional identificados pelo Plano Brasil Maior. O Programa permite tanto a formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas, quanto a requalificação de trabalhadores em atividade.

Pronatec Copa e Pronatec Copa na Empresa
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério do Turismo, vai oferecer 61.439 vagas nos próximos meses (outubro, novembro e dezembro) nas modalidades Pronatec Copa e Pronatec Copa na Empresa. Entre os 54 cursos estão inglês, espanhol, recepcionista e camareira em meios de hospedagem.

Fonte: Portal Brasil



15/10/2013 12:52


Artigos Relacionados


Dilma afirma que educação é passaporte para futuro do Brasil

Educação é o passaporte para o futuro do Brasil, afirma presidenta Dilma

Mais brasileiros acreditam que educação é o passaporte para o futuro, afirma Dilma

Creche é crucial para que nós tenhamos educação de qualidade no Brasil, afirma Dilma

"Brasil vai transformar petróleo em educação", afirma Dilma

Leilão de Libra é passaporte para um futuro de prosperidade para o Brasil, afirma Dilma