Creche é crucial para que nós tenhamos educação de qualidade no Brasil, afirma Dilma



A presidenta Dilma Rousseff destacou nesta quarta-feira (23), durante inauguração de creche em Belo Horizonte, a importância do ensino infantil para a educação. "É como o primeiro tijolo, que vai sendo construído até a pós-graduação”. Durante o evento, a presidenta também assina termo de compromisso para a construção de 44 novas unidades do Proinfância em Belo Horizonte.

“Aqui, começa aquele menino que vai virar físico nuclear, aquela outra que vai ser presidenta da República. (…) Poucas vezes a gente fica tão satisfeito nesse momento que visita uma escola com essas características. Aí você sente que o Brasil está mudando mesmo, e uma mudança que atinge as crianças”, destacou Dilma.

A cantineira Edmêe Maria de Almeida Matos falou ao Blog do Planalto sobre os benefícios que a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Vila Clóris traz a toda a comunidade. Esta é uma das UMEIs inauguradas pela presidenta Dilma em Belo Horizonte (MG) nesta quarta-feira (23).

“Gerou mais empregos, para mim e mais três colegas, mais três cantineiras. Está sendo ótimo. A gente está convivendo bem com as crianças aqui, fazendo a alimentação delas. [...] O benefício para a comunidade é as crianças estarem aqui, bem guardadas aqui dentro. Estão aprendendo enquanto os pais estão trabalhando”, declara Edmêe.

Elisângela Aparecida de Araújo Quintiliano, mãe de aluno matriculado na UMEI Vila Clóris, concorda com Edmêe e fala da segurança que tem em deixar seu filho lá enquanto trabalha.

“Para mim também, como mãe, segurança, porque eu ficava preocupada, assim, de saber como que ele iria estar, onde que iria colocá-lo [...] Aí eu ficava preocupada. [...] Tem coisa melhor que essa, você saber que seu filho está bem seguro, e está gostando? Sinal de que ele se sente bem aqui também”, afirma Elisângela.

Já a vice-diretora da unidade, Ana Flávia Abreu Soares, destaca os objetivos pedagógicos que norteiam a educação infantil nas UMEIS e o respeito à bagagem cultural da criança.

“Um dos objetivos das unidades de educação infantil em Belo Horizonte é proporcionar ensino de qualidade para crianças de zero a seis anos dando prioridade a crianças de vulnerabilidade social, [...] as instituições são construídas em locais onde existe uma comunidade que necessita desse atendimento. E o foco também é respeitar essa criança como sujeito do processo educativo, com toda a sua bagagem cultural”, diz Ana Flávia.

Proinfância

As unidades foram construídas com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Entre 2007 e 2011, o Proinfância investiu na construção de 2.543 escolas, por meio de convênios com os entes federados.

A partir de 2011, com a inclusão do Programa no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2), outras 3.979 creches e pré-escolas foram apoiadas com recursos federais, totalizando 6.522 novas unidades de educação infantil em todo o país. Até o fim de 2014, o programa prevê a construção de mais 2.021 creches e pré-escolas.

Somente no estado de Minas Gerais são 727 creches aprovadas pelo Proinfância, das quais 161 já estão concluídas e 329 estão com obras iniciadas.

 

Fonte:

Blog do Planalto



23/10/2013 12:21


Artigos Relacionados


Dilma afirma que royalties do petróleo são passaporte do Brasil para educação de qualidade

Pensar educação no Brasil é investir em creche e pré-escola, afirma Mercadante

Dilma afirma que educação é passaporte para futuro do Brasil

Educação é o passaporte para o futuro do Brasil, afirma presidenta Dilma

Dilma afirma que "é na creche que se ataca a raiz da desigualdade social"

Uma creche pode mudar a vida de uma criança, afirma Dilma no Twitter