Dilma diz ter orgulho de ter mentido na ditadura



A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse, em resposta a questionamento do líder do DEM, senador José Agripino (RN), que veio à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) para falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas que se dispõe a responder, após sua exposição sobre este tema, a todas as outras perguntas que forem feitas pelos senadores.

Antes de iniciar sua exposição, a ministra disse ser necessário esclarecer também a sua atuação durante o período de ditadura militar, uma vez que Agripino citou trecho de entrevista em que Dilma Rousseff confirmou ter mentido para os seus inquisidores durante aquele período, quando ficou presa dos 19 aos 21 anos de idade. Agripino pediu esclarecimentos sobre a elaboração de um suposto dossiê com dados sobre gastos com cartões corporativos que teriam sido feitos pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e disse temer que a elaboração de dossiês seja um retorno ao regime de exceção pelo qual o país passou.

Dilma disse se orgulhar de ter mentido muito porque, como reforçou, em situação de tortura quem tem coragem e dignidade mente.

- Isso integra a minha biografia da qual eu tenho orgulho - disse ela, observando que, com esse comportamento, salvou a sua vida e a de seus companheiros.

A ministra falou que não é correto estabelecer qualquer comparação entre ditadura e democracia, porque "não é possível que se dialogue com o pau-de-arara e o choque elétrico". Segundo a ministra, o que acontece hoje no Senado é o diálogo democrático.

- A oposição pode me fazer perguntas e eu vou responder. Estou aqui para um diálogo civilizado e democrático - afirmou aos senadores.



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


‘Dilma é orgulho para todos os brasileiros’, diz Sarney

Foi um orgulho grande fazer uma política que transforma, afirma Dilma

Simon critica Dilma e compara restrições a novos partidos ao 'pacote de abril' da ditadura

Avós da Praça de Maio querem dividir com Dilma experiências da luta contra ditadura militar

Jairo Carneiro admite ter mentido

Lupi nega ter mentido sobre uso de avião e amizade com dirigente de ONG