Diplomacia deve afirmar vocação do Brasil para o diálogo e o consenso, diz Sérgio Souza



Em pronunciamento nesta quinta-feira (4), o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) disse que a atuação da diplomacia nacional é fundamental e pode ser decisiva não apenas para propagar as posições do Brasil sobre as principais questões internacionais, mas para demonstrar a vocação do país para o diálogo e a busca do consenso.

No momento em que o pais acaba de sediar a Copa das Confederações e se prepara para sediar a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, disse Souza, cresce em importância a tarefa dos diplomatas para explicar ao mundo os movimentos e as manifestações que se multiplicam por várias cidades brasileiras.

- Repudiando os casos de violência, confronto, depredação de patrimônio público e privado, é importante esclarecer às demais nações o caráter pacífico e democrático das manifestações que se sucedem – afirmou.

Recentemente, lembrou Sérgio Souza, o Brasil teve vitória expressiva com a eleição do embaixador Roberto Azevedo para a Diretoria-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), e com a eleição de José Graziano para diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Sérgio Souza também destacou outros movimentos “igualmente coordenados pelo Itamaraty”, como a consolidação dos Brics como fórum de debate e organização de pautas e idéias comuns entre seus membros (Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul). O tamanho e a representatividade do bloco no cenário internacional, econômico e geopolítico apontam perspectivas promissoras para o grupo e representam para o Brasil uma oportunidade de se fazer ouvir com mais força, afirmou.

Sérgio Souza também citou a “presença pacificadora” do Brasil no Haiti. Na condição de país postulante de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, afirmou, a demonstração de capacidade em liderar movimentos que assegurem a paz e o bem-estar em países que enfrentam instabilidade política seguramente reforça a legítima pretensão brasileira.

O senador mencionou ainda que a participação do Brasil na criação e consolidação do G20 – grupo que reúne as maiores economias do mundo - também merece reconhecimento. Trata-se, salientou, de mais uma iniciativa cujo objetivo inicial é exatamente redefinir a governança mundial a partir da nova realidade do planeta, especialmente depois do fim da Guerra Fria e das sucessivas crises econômicas enfrentadas.

Também é “digna de nota”, afirmou, a posição geral do Brasil em defesa do diálogo e das negociações pacíficas como principal ferramenta para a solução dos conflitos globais.

- Vejam o caso do conflito na Síria. Concordo integralmente com a posição da diplomacia brasileira, de considerar como única alternativa para o fim da violência a solução negociada. Sérgio Souza disse lamentar o número “absolutamente desnecessário” de inocentes mortos no conflito sírio, mas disse nao se convencer de que a estratégia de fornecer armas a qualquer dos grupos envolvidos possa ser bem sucedida.



04/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza vê dificuldade de consenso sobre voto aberto amplo

Brasil vê disposição para diálogo na Síria e busca consenso na ONU

Diálogo e diplomacia são necessários para evitar agravamento da crise com o Irã, diz Patriota

Para Sérgio Souza, Brasil pode crescer sem descuidar do meio ambiente

Sérgio Souza: país deve ser protagonista na discussão sobre recursos hídricos

Sérgio Souza presta homenagem à Marinha do Brasil