"Economia do país vive melhor momento desde o pós-guerra", diz Mercadante



A economia do país está em sua melhor fase desde o período posterior à Segunda Guerra Mundial, observou o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em discussão na comissão, durante audiência pública com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Os senadores do colegiado comentaram as informações prestadas por Meirelles sobre a economia brasileira e fizeram questionamentos ao presidente do Banco Central.

Em resposta a Delcídio Amaral (PT-MS), Meirelles citou dados do FMI que apontam queda de 0,4% no crescimento do mercado mundial em 2008, em virtude da crise na economia norte-americana. No entanto, o economista reafirmou que a situação favorável da economia brasileira dá ao país condições de reagir a possíveis crises no mercado internacional.

Sobre os números do crescimento da China, comentados por Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Meirelles considerou que o processo chinês se deve à qualificação de mão-de-obra e a sua incorporação à economia, num curto espaço de tempo, somado a uma grande capacidade de investimento. Ele considera, portanto, que a China passa por uma fase, um momento estrutural diferente do Brasil, que viveu processo de industrialização ao longo de muitos anos. Ele não considera correto, portanto, esperar no Brasil um crescimento como o da China.



20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante diz que economia brasileira vive 'momento excepcional' e pede coragem para as reformas

Covatti contesta afirmação de que Governo vive o seu melhor momento

Mercadante diz que Brasil vive momento importante de sua história econômica

Mão Santa diz que país vive seu pior momento e defende alternância no poder

Cyro Miranda diz que Obama visita o Brasil no melhor momento do país nos últimos 60 anos

País tem melhor resultado fiscal para meses de março desde 2001