Eduardo Lopes alerta para quinta epidemia de dengue no Rio de Janeiro



O Rio de Janeiro registra a quinta epidemia de dengue dos últimos 20 anos, lamentou em Plenário nesta quarta-feira (2) o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ). O senador criticou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que, segundo ele, estaria apenas minimizando o problema com comparações estatísticas. Esta seria a quinta epidemia na cidade, que já registrou a doença em nível epidêmico em 1987, 1992, 2002 e 2008. Desta vez, há registros de mais de 50 mil casos da doença e 12 mortes cofirmadas.

- Quero registrar que não compartilhamos a atitude conformista do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Não é por que o número de mortes confirmadas até agora é menor que o de 2002 ou 2008 que devemos aceitar passivamente uma situação como essa. Essa é uma guerra que o governo precisa e deve combater com determinação – afirmou.

Eduardo Lopes disse que, em apenas uma semana, 10 mil novos casos da doença foram identificados e a previsão é a de que a dengue atinja seu pico máximo no próximo mês. A preocupação do senador é de que os hospitais fluminenses, que estão com sua capacidade de atendimento comprometida, não consigam atender à nova demanda de pacientes. Para o senador, o governo precisa agir imediatamente.



02/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Braga alerta para risco de epidemia de dengue no Amazonas

Ministério da Saúde alerta para possível epidemia de dengue no Rio de Janeiro

César Borges alerta para epidemia de dengue na Bahia

Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima

CAS debate epidemia de dengue na cidade do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro poderá ter verão com grave epidemia de dengue, diz secretário de Saúde