Eduardo pede liberação de recursos para eclusa no Rio Tocantins



Ao destacar a importância da construção de eclusa no Rio Tocantins que vai garantir a navegação na altura da barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) cobrou do presidente Fernando Henrique Cardoso, do ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Sousa, e das autoridades envolvidas, a liberação dos recursos orçamentários para a conclusão da obra.

Segundo o senador, a obra, que tem R$ 8 milhões previstos no Orçamento de 2002, está sendo realizada em ritmo lento já que o dinheiro empenhado ainda não foi liberado. Além da eclusa ser fundamental para a economia do Tocantins, com a liberação dos recursos, afirmou Eduardo, 2.200 operários seriam contratados imediatamente.

- Se terminarmos a obra da eclusa, isto vai permitir que o produto produzido em Barreiras (BA), Rio Formoso e Pedro Afonso (TO) chegue até Imperatriz (MA), onde, pela Ferrovia Norte-Sul, pode chegar ao Porto de Itaqui, no Maranhão, que é o porto mais próximo dos Estados Unidos - observou o senador.

Eduardo Siqueira Campos lembrou que a atividade agrícola às margens do Rio Tocantins, é intensa, com grande produção de soja. Atualmente, continuou, o escoamento da safra enfrenta grandes problemas, trafegando por 3 mil quilômetros até chegar aos portos.

Somente com a construção da eclusa, disse o senador, 700 quilômetros no Rio Tocantins até Imperatriz seriam navegáveis. A obra, de acordo com o senador, representa grande racionalização e barateamento dos custos de transporte, fazendo com que a soja produzida na região tenha preços competitivos no mercado externo.

- O Tocantins tem grande contribuição a dar na questão do abastecimento, assim como foi feito na geração de energia elétrica - afirmou o senador, que disse esperar que o presidente anuncie a liberação dos recursos até a inauguração da ponte de sete quilômetros sobre o grande lago de Palmas (TO), agendada para o próximo dia 20 de setembro.

Ao final de seu discurso, Eduardo Siqueira Campos comunicou ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que estava na presidência da sessão, que o estado de saúde de seu pai, o governador do Tocantins Siqueira Campos, que se submeteu a uma cirurgia recentemente, está evoluindo a contento.



05/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos pede recursos para eclusa do Lageado

João Ribeiro registra liberação de recursos para perenização do Rio Tocantins

Eduardo Siqueira Campos critica demora na liberação de obra em Tocantins

EDUARDO SOLICITA RECURSOS PARA A UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

Flexa Ribeiro comemora inauguração de eclusa de Tucuruí e reclama eclusa para Teles Pires

EDUARDO REGISTRA POSSIBILIDADE DE MAIS RECURSOS PARA O TOCANTINS