Eduardo Siqueira Campos: Tocantins une desenvolvimento econômico e preservação ambiental



O Tocantins tem conseguido unir desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental, avaliou o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO), salientando que o estado foi o primeiro do país a concluir o zoneamento agroecológico - detalhamento das potencialidades e restrições do uso da terra.

- Nosso estado vem sintonizando o exercício de atividades como a fruticultura, a produção de grãos, a pecuária de corte, as agroindústrias com o respeito à natureza e o ecoturismo, que só pode ter lugar onde os recursos naturais estão intocados ou preservados - observou Eduardo Siqueira Campos.

Exemplo desta preocupação, conforme relato do senador, é o Projeto Quelônios, que visa assegurar a sobrevivência dessas pequenas tartarugas, fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico e para as populações ribeirinhas. Atualmente, ocorre a coleta de ovos para garantir a preservação da espécie, ameaçada pela formação do lago que abastecerá a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. "Os ovos estão sendo transferidos para praias fluviais protegidas contra predadores", informou o senador.

- Os quelônios são importantes não apenas para o equilíbrio ecológico, como também sua captura pelas comunidades ribeirinhas, em quantidades autorizadas, é da maior relevância, já que deles se produz óleo utilizado na fabricação de sabonetes, cremes e xampus, além de ser fonte de alimentação altamente nutritiva - disse Eduardo Siqueira Campos.

09/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Siqueira Campos ressalta projeto de desenvolvimento de Tocantins

Escola técnica vai ajudar no desenvolvimento do Tocantins, diz Eduardo Siqueira Campos

Eduardo Siqueira Campos destaca avanços de Tocantins

TOCANTINS PRECISA DE INVESTIMENTOS, DIZ EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS

Eduardo Siqueira Campos defende Zoneamento Econômico Ecológico

Eduardo Siqueira Campos mostra progressos da educação em Tocantins