Emilia Fernandes também se preocupa com ações dos Estados Unidos no combate às drogas



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) solidarizou-se em Plenário, nesta sexta-feira (8), com as preocupações do senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) quanto ao avanço da violência atrelada ao tráfico internacional de drogas. Também condenou a determinação dos Estados Unidos de combater o narcotráfico e ações terroristas com táticas de guerra, que, avaliou, ameaçam a integridade dos povos e a soberania de outros países.

Não só o Brasil, mas os demais países da América Latina, devem -observar atentamente-, segundo Emilia, os movimentos dos Estados Unidos na região. A senadora gaúcha alerta que, em um ambiente de desestruturação econômica e social, em que 44% da população, cerca de 221 milhões de pessoas, é classificada como pobre pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), é compreensível o avanço da violência. O combate ao problema, no entanto, demandaria uma ação coletiva,e não uma intervenção militar, em sua opinião.

Essa advertência quanto a uma possível expansão militar dos Estados Unidos na América Latina encontraria respaldo, segundo a senadora, no plano dos EUA de combate ao tráfico de drogas na Colômbia. Assim como Mozarildo, Emilia observa que, em nome do combate aos narcotraficantes, pode estar havendo a militarização e a destruição da floresta amazônica.

A senadora petista também pediu a atenção dos governos do Brasil, do Paraguai e da Argentina, integrantes da tríplice fronteira, sobre recente alerta do governo norte-americano quanto à existência de uma célula terrorista ligada à Al Qaeda, de Osama bin Laden, na região. Na opinião de Emilia, a divulgação dessa hipóteses pode ser -a primeira semente- de futuras intervenções dos Estados Unidos na América Latina.




08/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA FERNANDES DIZ QUE GLOBALIZAÇÃO DEVERIA SER TAMBÉM UM FENÔMENO SOCIAL

Emilia Fernandes registra aumento da Aids entre as donas-de-casa e usuários de drogas

EMÍLIA FERNANDES: "PERDAS INACEITÁVEIS" PARA ESTADOS

EMÍLIA FERNANDES QUER MAIS INVESTIMENTO PARA COMBATE AO FUMO

Emilia prega a rejeição do acordo espacial Brasil/Estados Unidos

Sarney defende luta contra terrorismo, mas critica ações dos Estados Unidos no Iraque