Encontro em Montevidéu discutiu criação de Parlamento do Mercosul



A criação de um parlamento do Mercosul foi o grande tema do Primeiro Encontro de Presidentes dos Poderes Legislativos dos Países do Mercosul. O encontro, que ocorreu na semana passada em Montevidéu, no Uruguai, contou com a presença do 2º vice-presidente do Senado, senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), que representou o presidente da Casa, José Sarney.

Eduardo Siqueira Campos defendeu, entre seus colegas uruguaios, paraguaios e argentinos, o fortalecimento do Mercosul como pré-requisito para a integração dos países do Cone Sul à Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

- Sem a consolidação do Mercosul entraremos na Alca somente com o nosso mercado de consumidores - disse o senador à Rádio Senado, presente ao encontro de Montevidéu.

O parlamentar brasileiro leu, no encontro, discurso de autoria de José Sarney, lembrando o início do processo de integração entre os países latino-americanos, quando, há 18 anos, foi assinada a Ata de Foz do Iguaçu, entre os então presidentes José Sarney, do Brasil, e Raúl Alfonsín, da Argentina. No discurso, Sarney também defendeu a criação do Parlamento do Mercosul, tido por ele como o -único instrumento capaz de representar o bloco econômico-.

A tese, no entanto, não foi inteiramente aceita pelos representantes de outros países. Para o presidente do congresso uruguaio, Luiz Herrero López, -muitas arestas precisam ser aparadas antes da criação do parlamento comum-. Seu colega paraguaio, Carlos Matteo Balmeri, disse que -é preciso evitar a criação precipitada de instâncias institucionais no âmbito do Mercosul que não estejam sustentadas pela vontade política de seus sócios-. O vice-presidente do Congresso argentino confirmou a necessidade de criação do Parlamento do Mercosul, mas lembrou que os desafios da região não podem esperar a institucionalização dessa instância parlamentar.

Ao fim do encontro, o presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), apresentou uma proposta para a criação do Parlamento do bloco de países. O deputado lembrou que esse é um processo difícil e que, na Europa, a discussão para criação de um parlamento comum levou 50 anos.

Na próxima quinta-feira (2), a comissão se reúne, às 9h, para discutir o anteprojeto da representação brasileira que propõe a criação do Parlamento do Mercosul. O anteprojeto foi elaborado pelos consultores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.



29/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamento do Mercosul reúne-se nesta segunda, em Montevidéu

Novo presidente do Parlamento do Mercosul será eleito em Montevidéu

Preço da energia de Itaipu deve ser debatido na 9ª reunião do Parlamento do Mercosul em Montevidéu

Comissão do Mercosul discute futuro parlamento e se reúne com os chefes de estado em Montevidéu

Mesquita Júnior comenta encontro do Parlamento do Mercosul

Encontro debate Parlamento do Mercosul e questões de fronteira