Escola em dois turnos ajuda a combater desigualdade, defendem coordenadores de educação



A manutenção de estudantes na escola em dois turnos melhora a saúde das crianças. Este e outros relatos sobre o programa Mais Educação são tema de debate, nesta quarta-feira (15), em Brasília, em reunião dos coordenadores estaduais do programa e de representantes estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

“O programa levou uma refeição adequada, balanceada, aos estudantes, e foi notável o desenvolvimento físico e intelectual apresentado por eles”, disse a presidente da Undime no Piauí, Antonia Araújo, em alusão a experiência de escolas daquele estado.

Este ano, o Mais Educação levará educação integral a 15.018 escolas públicas de todo o País. Além de melhorar a educação formal dos estudantes atendidos, a iniciativa tem revelado outros benefícios, como o combate à fome.

De acordo com a secretária de educação básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, o programa está inserido na principal diretriz do governo federal — o combate à desigualdade social. “Queremos criar na escola uma série de oportunidades a que essas crianças não tiveram acesso em casa”, destacou. O programa, segundo ela, não é uma ação isolada com validade determinada. “Essa iniciativa, se enraizada na nossa cultura escolar, traz mudanças radicais”, afirmou.

Desde a criação do Mais Educação, o número de estudantes atendidos em tempo integral em escolas públicas é crescente — passou de 386 mil em 2008 para 2,2 milhões em 2010. 

Este ano, 3 milhões de alunos devem estudar em escolas de educação integral. Pelas previsões, R$ 574 milhões serão investidos pelo governo federal.


Fonte:
Ministério da Educação



15/06/2011 17:21


Artigos Relacionados


Caminho da Escola ajuda a combater evasão escolar

Patrícia e Demóstenes defendem educação de qualidade para combater a violência

Investimento em educação ajuda a combater inflação, diz Haddad

EMENDA DA IMUNIDADE PARLAMENTAR FOI APROVADA EM DOIS TURNOS

ELEIÇÃO EM DOIS TURNOS RESPEITA VONTADE DO ELEITOR, DIZ SERRA

Correção: novas regras para o divórcio ainda precisarão passar pelos dois turnos de votação