"Está na hora disso tudo ser passado a limpo", diz Arthur Virgílio, sobre gastos dos governos FHC e Lula



Ao discursar no Plenário, o líder do PSDB no Senado Federal, Arthur Virgílio (AM), voltou a defender a divulgação de gastos com cartões corporativos e contas tipo B dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso. O senador defendeu também a aprovação, na comissão parlamentar mista (CPMI) dos Cartões Corporativos, do requerimento que convoca a ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff.

- Espero que ela compareça à CPMI para explicar os detalhes que eles sabem do governo anterior sobre as chamadas contas B - disse Arthur Virgílio, que considerou verídica reportagem da revista Veja sobre suposto dossiê que teria sido elaborado por assessores do presidente Lula acerca de gastos no governo FHC.

Na opinião de Arthur Virgílio, "caiu por terra" o argumento de que informações sobre gastos presidenciais devem ser sigilosos por questão de segurança nacional.

- Acho que está mesmo na hora disso tudo ser passado a limpo. Por isso, estou pedindo ao presidente Fernando Henrique Cardoso e à dona Ruth Cardoso que mandem autorização para a transferência de seus sigilos. Estou fazendo requerimento ao presidente Lula e à dona Marisa, esposa dele, no sentido de que autorizem também a quebra de seus sigilos em relação aos cartões corporativos - anunciou.

Arthur Virgílio também questionou a Mesa do Senado sobre os motivos pelos quais seus 38 requerimentos com pedidos de informações sobre gastos nos ministérios ainda não foram analisados. Ele lembrou que o relator, César Borges (PR-BA), já se manifestou favoravelmente aos requerimentos.

Logo depois, o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, disse que a questão será discutida na próxima reunião da Mesa, que deve ser realizada na quinta-feira (27), pela manhã.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) elogiou o discurso do colega e também defendeu a convocação da ministra Dilma Rousseff pela CPI Mista dos Cartões Corporativos.

Voto de aplauso

Arthur Virgílio também apresentou requerimento pedindo voto de aplauso à carreira do desembargador Neusimar Pinheiro, do Amazonas, que "se aposenta após anos de serviços prestados à Justiça do estado".



24/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio desiste de ação sobre gastos do gabinete do presidente Lula

Arthur Virgílio compara aumento do mínimo nos governos Lula e FHC

"É hora da cobrança", diz Arthur Virgílio em relação ao governo Lula

Popularidade de Lula está em baixa, diz Arthur Virgílio

A vida humana deve estar acima de tudo nas discussões sobre meio ambiente, defende Arthur Virgílio

Arthur Virgílio diz que Lula está se mostrando ajuizado e equilibrado