Fátima Cleide destaca o cunho social da poesia de Patativa



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) destacou na sessão de homenagem a Patativa do Assaré, realizada nesta quarta-feira (3), que o poeta deu voz e visibilidade à multidão de nordestinos que vivem submetidos às inclemências da natureza, aos efeitos mais perniciosos das injustiças sociais e à pobreza, muitas vezes, extrema. Ela lembrou que, sendo ele próprio um nordestino que conheceu a pobreza, a seca e as injustiças, soube, como ninguém, "ser o porta-voz da dor e da delícia de ser nordestino".

Fátima Cleide ressaltou ainda que Patativa foi sensível aos problemas do povo e, por isso, sua poesia não podia deixar de ter um sentido político. Como agricultor, ele conhecia na pele as vicissitudes da natureza, vivia o medo da seca e da fome que lhe segue. Ele conhecia, também, as injustiças da desigualdadee cantava os anseios e esperanças do povo em uma vida mais igualitária.

- Patativa de Assaré é o próprio gênio nordestino e popular, a alma criativa e lírica de nosso povo mais sofrido que louvamos - disse Fátima Cleide.



03/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide destaca sucesso do PAC

Fátima Cleide destaca importância de visita à China

Fátima Cleide destaca Dia Nacional da Consciência Negra

Fátima Cleide destaca importância da Marcha das Margaridas

Fátima Cleide destaca a realização da Conferência Nacional de Educação

Fátima Cleide destaca sanção da lei que reconhece profissionais da educação básica