Ferraço lamenta poucos avanços na Cúpula do Mercosul



Em pronunciamento no Plenário, nesta terça-feira (16), o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) considerou uma "oportunidade perdida" pelos chefes de Estado o encontro da Cúpula do Mercosul realizado na semana passada em Montevidéu. Segundo Ferraço, presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), seria a chance de reavaliar e refletir sobre as alternativas para o fortalecimento do bloco.

- O Mercosul não é só importante, é fundamental. Por tudo que representa, não só para a nossa economia, mas para economia dos países que compartilham conosco desse bloco. Eu acho que oportunidades como essa não podem ser desperdiçadas - disse.

O parlamentar observou que outros temas de grande repercussão acabaram "engolindo" os prováveis resultados práticos do encontro, caso das denúncias de espionagem praticada pelos EUA e os pedidos de asilo do ex-funcionário da agência de segurança americana (NSA) Edward Snowden. Também foram discutidos o incidente com o avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, por suspeita de estar transportando Snowden e a condição de asilado do senador boliviano Roger Molina, opositor de Evo, há mais de um ano na chancelaria brasileira em La Paz.

Ferraço lamentou também que, em vez de mais união, esteja ocorrendo uma "divisão da América do Sul do Atlântico e da América do Sul do Pacífico", uma referência à Aliança do Pacífico, bloco econômico criado em junho do ano passado, que reúne Chile, Colômbia, México e Peru.

Ao ler artigo da jornalista Miriam Leitão, o senador destacou dados que revelam uma economia estagnada no Mercosul, nos últimos 10 anos, além de queda da corrente de comércio (troca de importados e exportados), no Brasil, de 16% para 9%.

- Sem o mercado argentino a nossa indústria exportadora teria ainda mais dificuldades porque não estamos conseguindo competir com os principais mercados do mundo - ressaltou.



16/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Unesco diz que houve poucos avanços na conservação de Brasília desde 2001

SESSÃO PLENÁRIA/Eliseu lamenta poucos recursos destinados à saúde bucal

Ricardo Ferraço comemora avanços trabalhistas no Brasil

Cristovam lamenta posições assumidas pelo Brasil na cúpula do G8

Lula e Dilma participam de Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu

Cúpula do Mercosul começa nesta segunda na Argentina