Lula e Dilma participam de Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu



Será realizada nesta quinta-feira (16) e sexta-feira (17) em Foz do Iguaçu (PR) a Reunião do Conselho do Mercado Comum e a Cúpula do Mercosul, com a presença dos presidentes dos países que compõem o bloco econômico. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta eleita, Dilma Rousseff, devem participar dos eventos.

Durante as reuniões, Lula vai transmitir o comando do Mercosul ao presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Nesta quinta-feira (16), estão previstas vários encontros entre o presidente brasileiro, ministros e presidentes de países como o Paraguai, Suriname, Uruguai e a Austrália.

Segundo o Itamaraty, também deverão participar dessas reuniões representantes de outros países como a Guiana, o Suriname, a Turquia, Palestina, Síria, os Emirados Árabes Unidos e a Austrália. No caso da Síria e da Palestina, serão firmados acordos com a intenção de antecipar futuras negociações de livre comércio com o Mercosul.

Também deverão ser aprovadas em Foz do Iguaçu iniciativas para aprofundar a integração econômica, comercial, social e de cidadania entre os países do Mercosul, tais como o Programa de Consolidação da União Aduaneira, o Plano Estratégico de Ação Social e o Estatuto da Cidadania.

De acordo com o Itamaraty, o Mercosul é hoje um bloco econômico com 240 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 2,5 trilhões. O comércio entre os países que compõem o Mercosul, somados à Venezuela, deverá atingir este ano US$ 40 bilhões.


Fonte:
Agência Brasil



16/12/2010 11:50


Artigos Relacionados


Lula e Dilma participam em Foz do Iguaçu de reunião de cúpula do Mercosul

Parlasul poderá realizar sessão em Foz do Iguaçu, juntamente com Cúpula do Mercosul

Em sua última Cúpula do Mercosul, Lula exalta a união entre os países sul-americanos

Ministros do Meio Ambiente participam de reunião preparatória da Cúpula Rio+20

Cúpula do Mercosul começa nesta segunda na Argentina

Ferraço lamenta poucos avanços na Cúpula do Mercosul