Fogaça teme que Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, não apresente resultados



O senador José Fogaça (PPS-RS) teme que o Fórum Social Mundial, que terminou nesta terça-feira (28), em Porto Alegre, não produza resultados concretos devido a sua postura unilateral. Ele acredita que muitas vezes esses encontros se parecem mais com um -parque de diversões ideológico- do que verdadeiramente um seminário de trabalho.

- O Brasil tem a ganhar participando de Davos (Fórum Econômico Mundial, na Suíça), tem a ganhar participando do Fórum de Porto Alegre. A ausência é pior do que a presença. Embora eu pense que muitas vezes isso acaba se transformando muito mais numa Disneylândia ideológica do que propriamente um seminário eficiente e produtivo, frutífero no sentido de gerar idéias e comportamentos. Um lugar onde a gente vai viajar, passear, divertir-se, mas quando terminou o resultado é absolutamente zero - disse o senador em entrevista ao programa Voz do Brasil .

Fogaça disse que o fórum vinha apresentando uma postura excludente até a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele lembra que Fernando Henrique Cardoso não foi convidado a participar da realização do Fórum de Porto Alegre ocorrida em 2001 e 2002. O parlamentar acredita que o ex-presidente poderia dar uma importante contribuição aos debates ao levar uma outra visão sobre os temas abordados, o que não ocorreu devido à falta de abertura ideológica do evento, acrescentou.

29/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia anuncia o 2º Fórum Mundial Social em Porto Alegre

Especialistas da Anvisa participam do Fórum Social Mundial em Porto Alegre

Fórum Social Mundial deu destaque internacional a Porto Alegre, diz Simon

Porto Alegre sedia Fórum Mundial

Saturnino destaca resultados do Fórum Social Mundial

Paim relata resultados do Fórum Social Mundial Temático