Saturnino destaca resultados do Fórum Social Mundial



O Fórum Social Mundial, encerrado nesta terça-feira (dia 30) em Porto Alegre, "revelou o sentimento da sociedade no sentido de firmar uma posição contrária à globalização neoliberal e de que é perfeitamente possível mudar este modelo", afirmou o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ). Elogiando a organização do encontro, o senador ressaltou a compreensão de que é essencial para o Brasil construir alianças internacionais, não só com países do terceiro mundo ou da América Latina, mas com os países mais ricos e seus partidos políticos.

O senador, que participou do encontro, apontou os pontos de consenso entre os participantes do fórum, como a proposta de revisão das dívidas dos países mais pobres "a partir de critérios de justiça e não de banqueiros"; a luta pela tributação da movimentação financeira em todo o mundo, como forma de diminuir a especulação e de criar um fundo de desenvolvimento para auxiliar países pobres; a guerra contra os paraísos fiscais e o sigilo bancário; e a luta contra o desemprego.

- Permeando todos esses consensos, está a decisão de constituir luta contra todas as formas de corrupção e falta de transparência na política, nas transações comerciais e financeiras. É a ética como afirmação de uma nova democracia - explicou o senador.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que também participou do fórum, disse que ganhou mais força a proposta de assegurar uma renda básica incondicional em todos os países. Segundo ele, enquanto o encontro em Davos, na Suíça, tinha como único interesse saber se a cotação das ações das multinacionais iria subir ou descer, em Porto Alegre a preocupação foi com os direitos humanos, a cidadania e a qualidade de vida.

Destacando a preocupação de Saturnino com os problemas sociais, o senador José Alencar (PMDB-MG) anunciou que pretende apresentar projeto para obrigar todo homem público ocupante de cargo, eletivo ou não, a abrir seu sigilo bancário e fiscal. A medida alcançaria inclusive as empresas de sua propriedade. Alencar também defendeu a participação do estado na economia, ao lado da iniciativa privada e em setores distintos.

30/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lando e Saturnino debatem na TV Senado resultados do Fórum Social Mundial

Saturnino discorda de Lula sobre Fórum Social Mundial

Paim relata resultados do Fórum Social Mundial Temático

Saturnino diz que Fórum Social Mundial refletiu preocupação com a recessão e a lógica da guerra

Fogaça teme que Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, não apresente resultados

José Nery destaca realização do próximo Fórum Social Mundial em Belém