Garibaldi homenageia Antonio Carlos Magalhães



Ao lado da viúva do senador Antonio Carlos Magalhães, dona Arlete, e do vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Valter Pereira (PMDB-MS), além de outras autoridades, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, inaugurou, nesta quarta-feira (16), a fotografia do político baiano na galeria de retratos de ex-presidentes da comissão.

Antes da aposição do retrato, Garibaldi Alves fez um discurso enaltecendo sobretudo a coragem de homem público de Antonio Carlos Magalhães. O presidente do Senado lembrou o discurso em que, na inauguração do aeroporto de Salvador, o então governador da Bahia atacou duramente o então ministro da Aeronáutica, brigadeiro Délio Jardim de Mattos, rompendo assim com o regime militar. Para Garibaldi, o mais importante ali foi o gesto de coragem.

- O homem público deve ser homenageado sobretudo pelas qualidades. E se há uma qualidade que Antonio Carlos Magalhães exibiu na sua vida foi a coragem. Foi a determinação, a convicção que ele tinha de que estava sendo movido por verdadeiros ideais, por verdadeiros sentimentos, e esses sentimentos e ideais nós resumiríamos da seguinte maneira: o amor à Bahia, o amor à sua terra e à sua gente. O amor que ele tinha à vida pública que ele abraçou tão jovem e que na sua idade, já provecta, deixou a todos nós saudosos como estamos hoje.

De acordo com Garibaldi Alves, Antonio Carlos Magalhães foi um homem que impressionou, que deixou registrado seu nome na vida pública brasileira, sobretudo pelo exemplo. Em seu discurso, o presidente do Senado se disse convicto de que a memória e a saudade do político baiano estarão sempre na sala da CCJ e nos sentimentos dos senadores.

- Antonio Carlos Magalhães aqui brilhou, aqui desempenhou uma das funções a que ele tanto se apegou, que era justamente a de presidir esta comissão. Mas fiquem certos todos que estão aqui que o vazio e a saudade deixados por ACM não se concentram somente nesta sala. Em qualquer lugar do Senado há um vazio, há uma falta de Antonio Carlos, dos seus conselhos, dos seus discursos, das suas iniciativas.



16/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


TV Senado homenageia Antonio Carlos Magalhães

Antonio Carlos Magalhães homenageia Dorival Caymmi

Morre Antonio Carlos Magalhães

Senadores homenageiam Antonio Carlos Magalhães

ANTONIO CARLOS MAGALHÃES DEFENDE SERIEDADE DA CPI

Antonio Carlos Magalhães é transferido para UTI