Garibaldi pede obras em assentamento potiguar



Apesar da construção, pelo governo federal, de uma escola e um posto de saúde no Projeto de Assentamento Eldorado dos Carajás II, antiga Fazenda Maisa (Mossoró Agroindustrial S.A.), o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que muito ainda há de se fazer para que o assentamento deixe de funcionar de forma precária. Ele cobrou principalmente apoio do governo federal para que as fábricas da Maisa sejam restauradas e os assentados possam agregar valor à sua produção.

- As fábricas estão totalmente abandonadas. O governo federal não ajudou a criar uma cadeia produtiva para que, por exemplo, a produção de caju e de acerola possa desembocar no beneficiamento de tudo que diz respeito ao caju e no aproveitamento da polpa da acerola - afirmou Garibaldi.

O senador potiguar informou que 19.500 hectares foram desapropriados em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, para a implantação do Eldorado de Carajás II. Em vez do grupo privado que controlava a Maisa, foram instaladas associações de pequenos produtores. Na avaliação de Garibaldi, os novos proprietários do empreendimento não terão condições de reerguer o projeto sem o apoio governamental.

Garibaldi registrou ainda que as vilas Real e Montana, que fazem parte do assentamento, carecem inclusive de água para a irrigação. Ele revelou que a água para o consumo humano está chegando no local por meio de caminhões-pipa. Quando a empresa funcionava, a água era retirada de poços profundos, mas a manutenção dos equipamentos era cara.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou o desejo de visitar o projeto de assentamento para conhecer a realidade local e cobrar do governo apoio para resolver os problemas. Ele transmitiu informação do Ministério do Desenvolvimento Agrário que prevê a produção, nos próximos 30 dias, de 30 toneladas de acerola, e, até o final do ano, 200 toneladas da fruta.



05/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi lamenta falecimento do desembargador potiguar Ítalo Pinheiro

Garibaldi informa sobre homenagem póstuma a político potiguar

Garibaldi pede verbas para obras seculares no Nordeste

Garibaldi pede definição do governo sobre obras de aeroporto em Natal

Assentamento no RJ recebe obras de recuperação

Garibaldi recebe relatório do TCU sobre obras irregulares