Geovani Borges cobra melhores condições para professores




Em discurso no Plenário nesta terça-feira (31), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) defendeu melhores salários e melhores condições de trabalho para os professores do Brasil. O senador lembrou a frase que diz que "a carreira de professor é, antes de tudo, um sacerdócio". Para Geovani Borges, esse conceito demonstra o descaso histórico com as carreiras de professor.

- Precisamos parar de ver o trabalho do professor como vocação e ver, sim, como profissão - afirmou o senador.

Geovani Borges contou que os professores e servidores da educação no Amapá vivem situação de "penúria e insatisfação". O senador criticou o aumento concedido pelo governo do estado para a categoria, de apenas 3%, e disse que representantes dos profissionais da educação recorreram aos deputados estaduais.

- Quero, aqui, manifestar minha solidariedade aos profissionais de educação, que vivem sem ter suas reivindicações contempladas de forma plena - declarou.

Para o senador, os professores seguem seu cotidiano de profissionais desvalorizados, o que pode "selar um destino perigoso para a nação", pois a situação serve de desestímulo para jovens que poderiam seguir a carreira do magistério.

O parlamentar citou estudo do Ministério da Educação para destacar a disparidade de vencimentos pagos a professores no Brasil. O ministério comparou vencimentos de professores estaduais, de 2003 a 2008, e concluiu que o salário mais alto, pago pelo Distrito Federal (R$ 3.360), corresponde a mais de três vezes o valor do pior, pago por Pernambuco (R$ 982).

Geovani Borges lembrou que é preciso levar em conta as variáveis de composição salarial e as realidades regionais. Para o senador, a verdade é que os professores, em geral, ganham muito mal. Borges também criticou a pouca estrutura das escolas e a falta de material. O parlamentar também cobrou uma atuação mais eficaz do governo federal.

- A União deve exercer um papel complementador e regulamentador na questão salarial dos professores - afirmou.



31/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges defende melhores condições de trabalho para bombeiros

Geovani Borges defende melhores salários para os médicos

Mão Santa cobra melhores condições de trabalho para os médicos brasileiros

Iris de Araújo cobra melhores condições de vida para os idosos

Ana Amélia cobra melhores condições para empresas brasileiras enfrentarem produtos asiáticos

Geovani Borges cobra modelo de desenvolvimento para o Amapá