GILVAM BORGES DEFENDE REFORMA POLÍTICO-PARTIDÁRIA



O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (dia 6), uma imediata reforma político-partidária. Para o senador, a ocasião é propícia e há consenso sobre o tema. Ele lembrou que a reforma política já foi exaustivamente discutida pela Comissão Especial do Senado, que ouviu, no ano passado, representantes de partidos, do Poder Executivo e da Justiça Eleitoral.

Gilvam lamentou a fragilidade dos partidos brasileiros, que a seu ver precisam ser mais orgânicos, para consolidar a democracia no país, e defendeu o voto distrital misto. Ele quer a fidelidade partidária e salientou que, nesta legislatura, cerca de 200 deputados federais já trocaram de partidos.

- Ora, o sentido da eleição proporcional é exatamente conferir votos aos partidos e não aos candidatos. O mandato é da legenda, já que a pessoa é eleita com a ajuda daquela agremiação e de todos os outros candidatos votados pela sigla - argumentou, afirmando ainda que a infidelidade deveria resultar em perda de mandato, como propõe a emenda constitucional do senador Sérgio Machado (PSDB-CE).

Gilvam Borges quer também a proibição de coligações partidárias em eleições proporcionais, já aprovada pelo Senado, e atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. Ele elogiou ainda o projeto do senador José Agripino (PFL-RN), que veda o acesso de partidos que não tenham representação nacional ao fundo partidário e à propaganda eleitoral gratuita. Segundo Gilvam, o projeto preserva os pequenos partidos que tenham identidade ideológica, ao criar federações de partidos com afinidade doutrinária.

Em aparte, o senador Ramez Tebet elogiou o discurso de Gilvam e criticou as chamadas legendas de aluguel.

06/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


BORNHAUSEN DEFENDE TRAMITAÇÃO SEPARADA DA REFORMA POLÍTICO-PARTIDÁRIA E DA ELEITORAL

Senadores defendem aprovação de reforma político-partidária

CCJ VOTA MATÉRIAS SOBRE REFORMA POLÍTICO-PARTIDÁRIA

CCJ VOTA MATÉRIAS SOBRE REFORMA POLÍTICO-PARTIDÁRIA

CCJ EXAMINA NESTA QUARTA A REFORMA POLÍTICO-PARTIDÁRIA

Votação da reforma político-partidária deve ser acelerada, diz Maguito