Governo paulista estuda mudança do nome Febem para CASA



Você pode opinar sobre o novo nome da Febem no site www.saopaulo.sp.gov.br/sis/fale.php

O Governo de São Paulo estuda a mudança do nome Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem) para Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA). A proposta para a troca do nome da instituição foi entregue ao governador Cláudio Lembo na semana passada pela presidente da Febem, Berenice Giannella. O documento está em análise e deverá ser encaminhado à Assembléia Legislativa, como projeto de lei,  para aprovação.

De acordo com a presidente da Febem, a mudança de nome é importante porque reflete uma mudança de mentalidade, na qual o Estado trabalha para desativar as grandes unidades e substituí-las por unidades menores, com forte conteúdo pedagógico e participação do Terceiro Setor, ou seja, a parceria de entidades da sociedade civil na gestão. Além disso, a troca do nome também é condizente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A mudança de nome da instituição não é uma idéia recente. Ela já vem sendo discutida há algum tempo e conta com a participação dos funcionários da Fundação. Em outubro do ano passado, os 250 funcionários que participaram do Encontro Estadual de Dirigentes e Equipes da Febem, realizado em Atibaia, região de Bragança Paulista, sugeriram novos nomes para a instituição. Desses, cinco foram selecionados e submetidos a todos os funcionários da Febem, que puderam votar pela rede interna de comunicação, a intranet.

Os nomes apresentados para votação foram Fundação CASA – Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente; Fundação Crescer; Fundação Evoluir; Fundação Estadual de Execução de Medidas Socioeducativas de São Paulo; e Fundação para o Atendimento das Medidas Socioeducativas do Estado de São Paulo.

Entre os meses de abril e julho deste ano, foram contabilizados 330 votos de funcionários da Fundação. “Entendemos que o nome CASA é mais contemporâneo e adequado. Além disso, é o nome que estamos dando para as novas unidades, com capacidade para 56 adolescentes”, explica Giannella.

Agora, o governador também quer saber a opinião da população sobre o novo nome da Fundação. Acesse Governo paulista estuda mudança do nome Febem para CASA

Governo paulista estuda mudança do nome Febem para CASA

Governo estuda reeditar obras do acervo da Casa Guilherme de Almeida

CAS discutirá mudança de nome de bombeiro civil para brigadista particular

Presidente da CI apóia mudança de nome do álcool etílico para etanol

Cristovam pede ao PMDB nome que signifique mudança para o Senado