Guia do Estatuto da Igualdade Racial será lançado na III Conapir



O Guia de Implementação do Estatuto da Igualdade Racial para Estados, Distrito Federal e Municípios será lançado na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III Conapir), que acontece no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21, em Brasília-DF, de 5 a 7 de novembro. A publicação, elaborada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é direcionada a gestores(as) de todo o país.

A obra traduz a principal recomendação do Grupo de Trabalho Estatuto da Igualdade Racial (GT-EIR), criado para analisar e propor caminhos para a efetivação da Lei 12.888, de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

Direcionada a técnicos, gestores e ativistas, o guia pode ser utilizado como subsídio para reuniões de grupos intersetoriais, conselhos e fóruns intergovernamentais de promoção da igualdade racial.

Os capítulos tratam sobre competências gerais dos três níveis de governo no contexto do Estatuto; primeiros passos para a implementação; ações estratégicas por área de políticas públicas – ações afirmativas, saúde, educação, cultura, esporte e lazer; liberdade de consciência e de crença e livre exercício e cultos religiosos; acesso – à terra; moradia; trabalho; meios de comunicação; ouvidorias permanentes e acesso à justiça e à segurança; juventude; financiamento das iniciativas e promoção da igualdade racial.

Boas práticas - Permeando o texto, exemplos de boas práticas e, como anexos, modelos de regulamentação e o Calendário da igualdade racial, com datas significativas para a população negra no Brasil e no mundo.

De acordo com a apresentação, “o Guia busca traduzir preceitos em medidas efetivas e ações específicas e, descreve providências obrigatórias, mas também sugere e dá abertura para que os gestores inovem e criem novas formas de promover a igualdade racial”.

GTI

O Guia responde ao desafio lançado pela ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, quando instituiu o Grupo de Trabalho Estatuto da Igualdade Racial (GT-EIR), através da Portaria 79, com o objetivo de assegurar a efetividade da Lei 12.288/2010, que cria o Estatuto, a partir da consolidação e ampliação das políticas governamentais destinadas à promoção da igualdade racial.

O objetivo do grupo foi avaliar as normas do Estatuto e propor as medidas necessárias à sua efetividade; identificar as ações que demandam regulamentação e apresentar proposta em parceria com as áreas temáticas responsáveis; identificar as ações prioritárias; e propor ações de articulação institucional e interministerial para implementação do Estatuto.

A composição do GT contemplou as principais áreas temáticas previstas no Estatuto, a exemplo de saúde, educação e trabalho, reforçando o processo de articulação com os órgãos responsáveis por cada tema.

III Conapir 

A III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III Conapir) é realizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).

Em 2013, discute o tema "Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: por um Brasil Afirmativo" e os subtemas: estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; políticas de igualdade racial no Brasil – avanços e desafios; arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial e; participação política e controle social.

A previsão é de que participem cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 1,2 mil delegados e os demais, convidados, autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais.

Na programação do evento estão painéis temáticos, grupos de trabalho e plenárias, além de apresentações culturais. Os espaços de circulação contarão com a ‘Exposição Seppir 10 – Uma década de Igualdade Racial’, Espaço de Leitura Abdias Nascimento e com totens interativos do Sistema de Monitoramento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial, também lançado na Conferência. Além de estandes da própria Seppir, parceiros do governo e de empresas públicas.

A III Conapir foi precedida de plenárias nacionais de comunidades tradicionais: ciganos, matriz africana e quilombolas. Além de etapas estaduais, municipais e distrital, envolvendo aproximadamente 15 mil pessoas, em mais de 500 localidades.

Na página do evento, a ministra Luiza Bairros, em vídeo, convoca a população para participar da construção de um Brasil afirmativo por meio da Conferência. Ela explica, ainda, que o tema central surgiu a partir da constatação de que o racismo e a discriminação não dizem respeito apenas às populações atingidas, mas que representam um entrave ao desenvolvimento do país.

“Vamos aprofundar o debate. A cidadania da população negra é um desafio”, afirma. A ministra ressalta que a III Conapir é a primeira realizada sob a vigência do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em 2010, e acontece no mesmo ano em que a Seppir completa uma década de atuação. “Também é a primeira vez que mais da metade da população se reconhece como negra, segundo os dados do último censo do IBGE”, afirma.

Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



04/11/2013 11:16


Artigos Relacionados


Ministra lança Guia de Implementação do Estatuto de Igualdade Racial

Fundo que financiará igualdade racial será lançado nesta segunda-feira (5)

Estatuto da Igualdade Racial será debatido com o governo

Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial será celebrada em Plenário

Aprovado com emendas na Câmara, Estatuto da Igualdade Racial será novamente examinado pelo Senado em 2010

“Mulheres Negras contam sua História” será lançado na Conapir