Hélio Costa defende permanência do PMDB no governo



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) defendeu nesta quarta-feira (24) a permanência do seu partido no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao justificar que o PMDB deve cumprir seu compromisso com a governabilidade do Brasil, ele registrou que se os deputados e senadores peemedebistas resolverem passar para a oposição, o governo não conseguirá mais aprovar matéria alguma no Senado e encontrará muitas dificuldades para passar seus projetos na Câmara dos Deputados.

- O governo e o presidente Lula reconhecem a importância do PMDB nesse momento. No encontro que nós senadores tivemos com o presidente, na última sexta-feira (19), pudemos conversar de forma amistosa e inteligente com ele. Ouvimos sua posição e pudemos nos manifestar também. Hoje (24), um encontro semelhante ocorreu com os deputados. Pelo que fiquei sabendo, a reunião, da qual participaram 64 dos 76 deputados peemedebistas, se deu em um clima de cordialidade - afirmou Hélio Costa.

Contrário à convenção nacional marcada para o dia 12 de dezembro que tem como objetivo definir se o PMDB continua ou não integrando o governo Lula, Hélio Costa negou que a maioria do partido defenda a entrega dos cargos e a definição de uma posição de independência ou de oposição ao governo.

Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse que será "uma barbaridade" o PMDB tomar uma posição em dezembro sem consultar os prefeitos e vereadores eleitos no último pleito, que somente tomarão posse a partir de janeiro. Na mesma linha, o senador José Maranhão (PMDB-PB) observou que a direção do partido não deve se sobrepor à vontade dos eleitos recentemente. Já o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) disse que, independente de cargos, o PMDB deve ajudar o PT a governar o país.



24/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa defende apoio do PMDB à governabilidade

Hélio Costa garante apoio dos senadores do PMDB ao governo Lula

Valdir Raupp defende permanência do PMDB no governo

Hélio Costa destaca desempenho do PMDB nas últimas eleições

Hélio Costa diz ser contra candidatura própria do PMDB à Presidência

Bancada do PMDB discute PAC com ministros Silas Rondeau e Hélio Costa