Heráclito cita Transnordestina como exemplo do "vale-tudo" da reeleição



Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) citou o anúncio da construção da Ferrovia Nova Transnordestina como um exemplo claro de que a reeleição virou um "vale-tudo" para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Ele afirmou que "chegou-se ao requinte" de levar para o interior do Ceará alguns vagões do metrô de Fortaleza para aparecer na propaganda oficial.

- Já o governador do meu estado foi além. Em entrevista, afirmou que já tinha acertado com o presidente Lula, e este já teria colocado uma cláusula no contrato, que tão logo a primeira etapa da obra chegue até Elizeu Martins, será iniciada uma etapa seguinte em direção à Ferrovia Norte-Sul. Como se tudo fosse um negócio caseiro, sem nenhuma formalidade - afirmou Heráclito Fortes.

O senador pelo Piauí disse que Wellington Dias não parou por aí. O governador teria dito que a licença ambiental para o trecho piauiense estaria liberada até agosto, para que os serviços fossem iniciados ainda este ano. A informação foi desmentida, segundo Heráclito, pelo indicado à diretoria do Departamento Nacional de Infra-Estrutura (DNIT), Luiz Fernando de Pádua Fonseca, em sabatina realizada pelos senadores da Comissão de Infra-Estrutura. Na ocasião, Luiz Fernando disse que não havia previsão para o início das obras.

Ao avaliar que Wellington Dias não apenas agiu com açodamento ao anunciar o início da obra como tentou enganar o povo, Heráclito Fortes registrou que desde o início do seu mandato de senador, principalmente após assumir a presidência da Comissão de Infra-Estrutura, tem se empenhado para transformar a Transnordestina em prioridade.

- Nunca vi um gesto do governador no mesmo sentido. Agora, às vésperas da eleição, sabendo que não há tempo sequer para tudo o que vem anunciando, o governador vem com uma empulhação que não posso aceitar. Sempre me coloquei à disposição para, acima de divergências partidárias, unir esforços em torno de projetos que representassem um salto no desenvolvimento do meu estado - declarou Heráclito.

21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOYOLA CITA ADMINISTRAÇÃO DE JOINVILLE COMO EXEMPLO PARA O PAÍS

Demostenes cita Araguaia como exemplo do descaso com os rios no Brasil

Vanessa Grazziotin cita investimento da China em pesquisa como exemplo para o Brasil

Roberto Requião cita experiência do Paraná como exemplo de política em favor de mais empregos e salários maiores

Heráclito: Tebet foi exemplo de força e de resistência à doença, assim como Teotonio Vilela

Heráclito critica governador do Piauí por declarações sobre a Ferrovia Transnordestina