IBGE vai incluir moradores de rua no censo demográfico



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE realizou entre os dias 19 e 20 de novembro uma pesquisa experimental na cidade do Rio de Janeiro para contabilizar e conhecer o perfil das pessoas em situação de rua que vivem na capital carioca. A pesquisa, que foi feita por amostragem, tem como objetivo preparar o IBGE para incluir esta parcela da população no censo nacional.

A ideia, segundo o coordenador da Política Nacional para a População em Situação de Rua, Carlos Alberto Júnior, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), é que em 2014 a pesquisa ocorra em duas capitais brasileiras, com previsão para que ela seja incorporada no próximo censo nacional.

“Primeiro queremos conhecer essa população, ter seu perfil, saber a quantidade. Isso deverá nortear o planejamento e elaboração de políticas públicas mais eficazes para alcançar este público. Essa é uma demanda histórica do movimento de população de rua”, explica o coordenador, lembrando que até o momento a única pesquisa nacional da população em situação de rua realizada foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em 2007, onde foram percorridas 71 cidades do país.

Pesquisa

Em dois dias, foram realizadas 100 entrevistas, sendo 20 em abrigos e 80 nas ruas. Os pesquisadores do IBGE receberam capacitação no dia 14 de novembro, onde também estavam presentes representantes de um Grupo de Trabalho, criado para coordenar e desenvolver a metodologia de pesquisa.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



02/12/2013 18:13


Artigos Relacionados


IBGE promove seminário internacional sobre censo demográfico

IBGE divulgará primeiros dados do novo censo demográfico já em novembro

IBGE divulgará primeiros dados do novo censo demográfico já em novembro

Presidente do IBGE apresenta regras para censo demográfico de 2010

Senadores discutirão censo demográfico de 2010

Mapas do Censo Demográfico 2010 já estão disponíveis para consulta