Presidente do IBGE apresenta regras para censo demográfico de 2010



Matéria atualizada às 13h51

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, apresentou nesta terça-feira aos senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) as regras para realização do 12º Censo Demográfico Brasileiro.

Ele falou sobre extensão e a profundidade do trabalho, as características socioeconômicas buscadas e as perspectivas de uso dos dados que serão gerados pela pesquisa.

O planejamento do censo começou em 2007 e entra em fase de ajustes finais neste e nos próximos meses. O treinamento das equipes de coleta de dados, iniciado em março, deve terminar em julho. Em 1º de agosto, começa a coleta de informações, que se dará pelo período de quatro meses. É prevista para dezembro a divulgação dos primeiros resultados.

O censo deve ser aplicado em todos os 5.565 municípios brasileiros, com visita a aproximadamente 58 milhões de domicílios. Para chegar a tanta gente, o IBGE mobilizará um exército de cerca de 240 mil pessoas nas atividades de coleta de informações, supervisão e apoio. O orçamento previsto é de R$ 1,4 bilhão.

O produto final, segundo o IBGE, deve ser um grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e de suas características socioeconômicas. Sobre esse retrato deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.

Mais informações a seguir



22/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


IBGE vai incluir moradores de rua no censo demográfico

Mapas do Censo Demográfico 2010 já estão disponíveis para consulta

IBGE promove seminário internacional sobre censo demográfico

Audiência pública com presidente do IBGE vai discutir o Censo 2010

IBGE divulgará primeiros dados do novo censo demográfico já em novembro

IBGE divulgará primeiros dados do novo censo demográfico já em novembro