Ideli registra redução das tarifas de energia em Santa Catarina



A senadora Idelli Salvatti (PT-SC), líder do bloco de apoio ao governo e do PT, informou ao Plenário que as contas de energia elétrica em 1,8 milhão de casas e indústrias de Santa Catarina terão uma redução média de 4,5%. Para ele, trata-se de um "um fato inédito", que não mereceu destaque nos jornais de seu estado.

A redução foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que repassou aos consumidores, entre outras coisas, ganhos de produtividade da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O corte de tarifa decorreu também de redução no preço da energia comprada pela Celesc da Eletrobrás e daTractebel Energia e da racionalização do uso de combustíveis fósseis pela empresa catarinense.

Ideli Salvatti observou que a população percebe este tipo de decisão e creditou a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a medidas como esta.

- Para quem vive a dureza da vida, uma redução na conta de luz é bem percebida - disse.

Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) informou que houve queda de tarifa de energia também no Espírito Santo, o que ele considera um reflexo do sucesso da política econômica do governo. Já o senador João Pedro (PT-AM) observou que há nove meses consecutivos ocorre crescimento industrial no país, também resultado do acerto da política econômica, no seu entendimento.



07/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tarifas de energia sofrerão reajuste no Espiríto Santo, Pará e Santa Catarina

Ideli registra dinamismo da economia de Santa Catarina

Ideli registra reconhecimento de Santa Catarina como estado livre da febre aftosa

Ideli fala do socorro a Santa Catarina

Raupp comemora anúncio da redução de tarifas de energia

Sarney participa de anúncio de redução de tarifas de energia